VOLUNTÁRIOS RECOLHEM 46 QUILOS DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NA ORLA DO GUAÍBA

    09/11/2023

    Ação foi realizada pelo Movimento Plástico Transforma em parceria com o projeto Recicla Guaíba

    Mais de 60 voluntários, dentre a maioria adolescentes, recolheram na última sexta-feira (27), 46 quilos de resíduos na Orla de Guaíba, em Porto Alegre. A ação foi uma parceria do projeto Recicla Guaíba, da GAM3 Parks e da startup Polen, com o Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa da Braskem e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).
    Os voluntários realizaram a coleta dos resíduos encontrados nas areias e participaram de uma pré-triagem educativa, em que puderam aprender mais sobre os resíduos e os problemas provindos do descarte incorreto deles. Dentre os resíduos coletados, havia garrafas de vidro, embalagens de papel, latinhas e embalagens plásticas como as de salgadinhos, garrafas de água e refrigerante, sacolas e canudos. Se todos esses resíduos fossem descartados corretamente, voltariam ao ciclo produtivo como matéria-prima para novos produtos. Além disso, também foram recolhidas bitucas de cigarro e outros resíduos não recicláveis.

    Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, relata que a ideia da iniciativa surgiu da necessidade de disseminar informações precisas sobre o consumo consciente e o descarte de resíduos, especialmente dos plásticos. “A sensibilização de crianças e jovens é fundamental, uma vez que são eles que levarão essas práticas para suas comunidades, conscientizando suas famílias quanto ao consumo responsável e ao correto descarte dos resíduos. Quando realizamos o descarte adequado, esses produtos passam por triagem, reciclagem e são transformados em novos produtos, criando assim um ciclo contínuo, que é o cerne da economia circular”, enfatiza.

    Todo o material coletado foi transportado para a Arco – Soluções em Gestão de Resíduos e Economia Circular, em Porto Alegre, onde foram separados por tipo e enfardados para serem encaminhados à indústria para a reciclagem, retornando à cadeia produtiva e fechando assim, o ciclo da economia circular.

    Outras edições
    O Movimento Plástico Transforma já realizou duas edições do mutirão na cidade do Rio de Janeiro. Em maio deste ano, a ação, que contou com a parceria do Recicla Orla, reuniu mais de 90 voluntários que recolheram 68 quilos de resíduos recicláveis na praia de Copacabana, Já em novembro de 2022, 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos recicláveis na praia do Leme. A próxima edição está programada para acontecer em Salvador (BA), no mês de novembro.
    O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdo, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em mesas e cadeiras que foram doados para a ONG – Movimento Inspire e escolas públicas de Pernambuco. Em 2021, a mesma ação possibilitou que os copos virassem caixas organizadoras e em 2019, em lixeiras.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 
    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram mais de 200 mil pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

     

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.