ABIPLAST RECEBE SEGUNDA EDIÇÃO DA MASTERCLASS ECONOMIA CIRCULAR DE EMBALAGENS PLÁSTICAS DO CONECTA VERDE

    04/07/2024

    Palestrantes renomados compartilharam conhecimento, avanços e soluções para ampliar a circularidade das embalagens plásticas

    Por Flavius Deliberalli

    A segunda edição da Masterclass Economia Circular de Embalagens Plásticas registrou mais um importante capítulo na trajetória do mercado de embalagens.

    Realizado pelo portal Conecta Verde no último dia 3 de julho, no auditório da ABIPLAST em São Paulo (SP) e com transmissão ao vivo, o evento reuniu especialistas do setor, empresários, designers e desenvolvedores de embalagens para, junto a um time de palestrantes renomados, discutir soluções e avanços relacionados à circularidade das embalagens plásticas.

    “Mais um evento realizado com sucesso, cumprindo o nosso propósito de ser agente de transformação e contribuindo para uma cadeia de embalagens cada vez mais informada e preparada para os desafios da sustentabilidade”, enfatiza Elen Nunes, fundadora, editora e RP do Conecta Verde.

    A relevância da Masterclass Economia Circular de Embalagens Plásticas, do Conecta Verde, é reforçada pelo apoio da indústria, que entende que o evento proporciona conexões para o desenvolvimento do setor de embalagens.

    “É um evento importante porque evidencia a importância das embalagens plásticas. Traz essa consciencia da importância, da viabilidade, do impacto ambiental e econômico desse tipo de embalagem. E para a Valgroup é importante para mostrar as iniciativas que a indústria têm nesse sentido. Conversar e ouvir pessoas e empresas de diversos setores em um úncio lugar, acho que esse é o valor do evento”, declarou Larissa Ogera D’Otaviano, head de Sustentabilidade da Valgroup.

    Paulo Teixeira, presidente executivo da ABIPLAST, manifestando seu valoroso apoio ao evento do Conecta Verde.

    Programação abrangente de alto nível
    A programação elaborada para esta segunda edição da Masterclass Economia Circular de Embalagens Plásticas permitiu aos participantes conhecerem as ações e iniciativas dos diferentes integrantes da cadeia de embalagens visando ampliar a circularidade das embalagens plásticas através de dados e um conjunto de informações agregador para o setor.

    Após Elen Nunes, fundadora, editora e RP do Conecta Verde, e Paulo Teixeira, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), darem as boas-vindas aos participantes, a programação de palestras teve inicio.

    Marcos Iorio, vice-diretor do CCD Circula e consultor em ESG e Economia Circular, abordou o tema “Economia Circular baseada em Dados e Métricas – Trilhas para uma agenda possível” e entre outros tópicos, apresentou uma série de dados informativos e destacou soluções para tornar a economia mais circular.

    Na sequência, Sueli Oliveira, consultora da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida (Rede ACV), em apresentação intitulada como “Avaliação de Ciclo de Vida – Fundamentos e aplicações em embalagens”, exemplificou como deve ser conduzida a Avaliação de Ciclo de Vidados produtos, enfatizando que a abordagem deve ser aprofundada, abrangente e não considerar apenas um primeiro nível.

    Sob o tema “Sustentabilidade, Comunicação e Transparência”, Letícia Caroline Méo, consultora em Sustentabilidade e ESG, demonstrou como empresas/marcas devem fazer para comunicar corretamente os atributos de sustentabilidade de seus produtos e evitar o Greenwashing, uma vez que o contexto atual contempla um consumidor mais atento às questões de sustentabilidade.

    “O plástico só é bom quando reciclado?”. O tema foi explorado por Larissa Ogera D’Otaviano, head de Sustentabilidade da Valgroup, em palestra que destacou dados sobre a atuação da empresa, além de vantagens do plástico no âmbito da circularidade das embalagens em comparação com outros tipos de materiais. A especialista da Valgroup alertou ainda sobre o alto teor de poluição do plástico, bem como destacou ações para minimizar esta questão, como apostar em tecnologia para melhorar a reciclagem, aprimorar a coleta e os sistemas de educação para conscientização da população.

    O “CASE BotiRecicla” marcou a participação do Grupo Boticário na programação da Masterclass Economia Circular de Embalagens Plásticas, do Conecta Verde. Mariana Scheffer Cavanha, gerente de ESG do Grupo Boticário, apresentou o histórico de sustentabilidade da empresa, conquistas e premiações, e detalhou o BotiRecicla, um dos maiores programas de logística reversa do Brasil em pontos de coleta no setor de cosméticos.

    As catadoras e catadores, integrantes da cadeia de embalagens que exercem papel fundamental na reciclagem de materiais, estiverem representados no evento por Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Em “Desafios da reciclagem de plásticos”, Rocha falou sobre projetos de lei que visam melhorar a atividade das catadoras e catadores e reciclagem, além das embalagens com BOPP e iniciativas, projetos e programas desenvolvidos pela entidade.

    Luiz Otávio Grilo, diretor institucional e de novos negócios da Yattó, levou ao conhecimento de todos uma interessante apresentação com o tema “Panorama de Logística Reversa”, onde evidenciou tópicos relacionados à taxa de reciclabilidade, sistema de logística reversa das embalagens plásticas, responsabilidade compartilhada e projetos de lei que envolvem a economia circular.

    A palestra de encerramento do evento foi conduzida por Tathiane Perego, especialista em Economia Circular da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), que relacionou as diversas iniciativas em prol da circularidade do plástico lideradas pela entidade.

    Fonte: Portal Conecta Verde

    Próximos Eventos

    Solenidade de lançamento Recircula Brasil

    26/07/2024 - CNI SÃO PAULO

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.