TRANSFORMANDO RESÍDUOS EM OPORTUNIDADES: COPOS PLÁSTICOS USADOS NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE SÃO RECICLADOS E TRANSFORMADOS EM MESAS E CADEIRAS DOADAS PARA ONG E ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO

    08/08/2023

    Pelo terceiro ano consecutivo, iniciativa idealizada pelo Movimento Plástico Transforma beneficiará alunos da rede pública

    No mês de agosto, a ONG Movimento Inspire e escolas públicas de Pernambuco receberão 214 mesas e 420 cadeiras fabricadas a partir de 747kg de matéria-prima vinda dos copos plásticos de água distribuídos aos participantes da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre. A expectativa é que aproximadamente 682 crianças sejam beneficiadas.

    A ação é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Tramontina, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil. O objetivo é demonstrar para a sociedade a importância do descarte correto dos resíduos, bem como conscientizar sobre a relevância da reciclagem e da economia circular.

    Os copos de água usados pelos participantes durante o percurso da corrida realizada em 31 de dezembro de 2022 foram recolhidos e transportados até a Plastimil, fabricante de plásticos reciclados, responsável por reciclar e transformar os copos em matéria-prima. A resina pós-consumo (PCR) foi enviada para a empresa Colorfix, responsável por desenvolver as cores no material reciclado.

    De lá, seguiram para a unidade da Tramontina em Pernambuco, especializada na produção de mobiliário em plástico. As 214 mesas e 420 cadeiras foram fabricadas seguindo o padrão de qualidade dos produtos da marca “e carregam consigo também a satisfação em fazer bem-feito e o orgulho em poder contribuir com a qualificação dos espaços de ensino e torná-los mais receptivos às crianças”, comenta Rui Baldasso, diretor da Tramontina.

    Para o Movimento Plástico Transforma, a iniciativa é de extrema importância, pois exemplifica os benefícios da destinação correta aos resíduos. “Essa é terceira vez que realizamos a ação, e, a cada edição, temos mais clareza do seu sucesso que busca evidenciar as vantagens do descarte correto e reforçar os conceitos da Economia Circular”, afirma Mariana Cardoso, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

    A doação do mobiliário infantil será realizada em Pernambuco para escolas públicas da região e para a ONG Movimento Inspire, uma das organizações apadrinhadas pela Tramontina em seu propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos.

    “Participar de uma ação que une atores com o objetivo da sustentabilidade, vem muito ao encontro do que a Colorfix acredita. Educar sobre o destino de resíduos, incentivar nosso segmento a utilizar matéria-prima reciclada e ainda impactar vidas positivamente, valida os valores da companhia e torna tangível o potencial de ação transformadora da nossa indústria”, afirma Francielo Fardo, diretor-superintendente da Colorfix.

    Edição 2022

    Este é o terceiro ano da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero e a Yescom. Em 2021, os copos recolhidos foram transformados em 1.200 caixas organizadoras, doadas para escolas públicas da cidade de São Paulo. Ao todo, foram impactados pela iniciativa 6.700 alunos, de 13 escolas públicas, entre CEMEIs, CEIs, EMEIs e EMEFs. Já em 2019, os copos recolhidos foram transformados em 1.800 lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior de São Paulo. Ao todo, foram produzidos 900 coletores para resíduos recicláveis e 900 para orgânicos, que impactaram a rotina de cerca de 120 mil alunos.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 
    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas. É uma iniciativa do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA
    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
    Claudia Reis – [email protected] – (11) 99974-7977
    Aurélio Guerra – [email protected] – (11) 94804-6144

    Próximos Eventos

    Curso Embalagens Flexíveis – 4 a 8 de março

    04/03/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.