RECIRCULA BRASIL NA COP 28, EM DUBAI

    04/12/2023

    Plataforma vai rastrear os resíduos plásticos desde sua origem até sua reintegração como matéria-prima em novos produtos

    Em 6 de dezembro, a diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, apresentou a plataforma “Recircula Brasil” no painel “Desafios e Oportunidades na Promoção de uma Circularidade e Inovação na Indústria”, no Pavilhão Brasil. Este evento foi conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, entre os dias 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

    A plataforma, criada em parceria entre a ABDI e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), e desenvolvida pela Central de Custódia, tem como propósito rastrear os resíduos plásticos desde sua origem até sua reintegração como matéria-prima em novos produtos. A ferramenta desempenha uma importante função na indústria do plástico, pois comprova a reciclagem e a inserção de conteúdo reciclado em novos produtos, proporcionando transparência, compliance, segurança jurídica e fomentando a maturidade digital e a circularidade em toda a cadeia produtiva.

    A Organização das Nações Unidas (ONU) deu destaque à plataforma Recircula Brasil em documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançado em 5 de junho desse ano, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Em capítulo sobre modelos de créditos de plástico, organização e governança, a publicação trata do protagonismo brasileiro no rastreio do material e seu reaproveitamento pela indústria. “Esse projeto é inédito, é único no mundo. O que demonstra que o Brasil está na vanguarda da busca por soluções de resíduos plásticos”, celebra a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida.

    Para a ABIPLAST, a apresentação do “Recircula Brasil” na COP28 enfatiza o compromisso da indústria brasileira em buscar soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos plásticos, ao mesmo tempo que destaca a contribuição do Brasil para alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris. Este acordo global visa fortalecer a resposta dos Estados signatários às mudanças climáticas, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes, entre outros, do descarte inadequado de resíduos sólidos.

    Confira aqui como foi a apresentação do Recircula Brasil na COP 28 pela Perpétua Almeida, diretora da ABDI, a partir de 1:44:40 do vídeo.

    Sobre a ABDI
    A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é promover a transformação digital dos negócios, por meio do estímulo à adoção e à difusão de tecnologias, a novos modelos de negócios e à política de neoindustrialização, com atenção especial à economia sustentável e à indústria verde. A Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.
    ABDI – Por uma indústria sustentável e digital.

    Sobre a ABIPLAST
    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 12,6 mil empresas que empregam cerca de 360 mil pessoas.

    Acesse ABDI
    Informações à imprensa:
    +55 (61) 3962-8700
    [email protected]

    Imagem da Capa: Painelistas no palco do painel “Mulheres a construir um mundo resiliente ao clima” durante a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP28 na Expo City Dubai, em 4 de dezembro de 2023, no Dubai, Emirados Árabes Unidos. (Fotografia de COP28 / Mahmoud Khaled)

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.