RECICLA CIDADE LANÇA PROJETO DE SUSTENTABILIDADE NO LITORAL DE SÃO PAULO

    22/01/2024

    Com o objetivo de estimular e ampliar a coleta seletiva na cidade de Praia Grande, a ONG Espaço Urbano, com o patrocínio do Movimento Plástico Transforma, realizará ações na região, a partir da participação social e da gamificação.

    No dia 24 de janeiro, a partir das 19h, a ONG Espaço Urbano, patrocinada pelo Movimento Plástico Transforma e Rede da Circularidade do Plástico, em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, realizará um workshop de inauguração do Projeto Recicla Cidade, nesta localidade.

    Na ocasião será feita a apresentação do projeto e a realização de uma atividade sobre as principais necessidades, potencialidades e expectativas destas cidades, a partir da participação de atores sociais influentes da região, com o objetivo de disseminar o conceito de Responsabilidade Compartilhada.

    O Projeto visa a sensibilização e capacitação, em educação ambiental, da sociedade envolvida no setor de coleta seletiva de resíduos sólidos, incentivando o aumento da quantidade e qualidade dos materiais recicláveis enviados para a cooperativa de catadores de Praia Grande, em São Paulo.

    A iniciativa faz parte do projeto Recicla Cidade, que já esteve presente em 30 municípios no Estado de São Paulo, dentre eles as 12 cidades do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), as 7 cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o Guarujá, e agora, está no CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste de São Paulo) e Praia Grande.

    Entre os anos de 2019 e 2022, o projeto já recuperou mais de 23.800 toneladas de resíduos recicláveis em mais de 1.500 ações de conscientização. A iniciativa é considerada nacionalmente como um dos melhores projetos socioambientais do Estado de São Paulo, e o segundo melhor projeto de empreendedorismo sustentável do Brasil, reconhecido em 6 premiações por contribuir, de forma sucessiva, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 das Nações Unidas.

    Serviço
    Praia Grande: 24 de janeiro; Auditório Jornalista Roberto Marinho – R. José Borges Neto, 50 – Nova Mirim, Praia Grande/SP; a partir das 19h.

    Sobre a ONG Espaço Urbano

    A ONG Espaço Urbano cria soluções criativas e sustentáveis para situações atuais do meio ambiente urbano, buscando sempre atender e solucionar problemas identificados nas comunidades e nas empresas através de projetos personalizados.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 

    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram milhares de pessoas.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA

    Virta Comunicação Corporativa

    Fernanda Arantes – [email protected]  – (11) 99167-8791

    Claudia Reis- [email protected]  – (11) 99974-7977

    Mariana França- [email protected]  – (11) 953705943

     

    Próximos Eventos

    XVI Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos: Meio Ambiente e Sustentabilidade

    27/06/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.