PLATAFORMA RECIRCULA BRASIL: CONHEÇA MAIS SOBRE A PLATAFORMA PIONEIRA EM CIRCULARIDADE DOS RESÍDUOS PLÁSTICOS

    10/08/2023

    A plataforma Recircula Brasil, criada pela ABIPLAST em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e desenvolvida pela Central de Custódia, verificadora de resultados independente, foi elaborada com o objetivo de rastrear os resíduos plásticos, desde sua origem até a reinserção como matéria-prima na fabricação de um novo produto. A ferramenta, considerada pioneira no setor, ajuda a promover a reciclagem e reduzir a poluição.

    Como funciona?

    Por meio da inserção de notas fiscais, os usuários da plataforma – recicladores e transformadores – poderão ter um balanço de massa de suas operações, acreditado por um ente terceiro, garantindo a reintrodução de resíduos plásticos no processo produtivo com o lastro de origem dos materiais, com transparência, segurança jurídica e compliance. Assim, a plataforma permite a acreditação da circularidade dos resíduos plásticos.

    Benefícios

    Por meio da plataforma, recicladores e transformadores que fizerem parte do projeto terão acesso a diversos benefícios. Confira abaixo:

    1. Valorização da matéria-prima reciclada e de produto com conteúdo reciclado por meio da rastreabilidade da cadeia produtiva;
    2. Segurança jurídica e compliance;
    3. Verificação independente de dados;
    4. Garantia de reciclagem de resíduos plásticos;
    5. Fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva:
      a) Instrumento que contribui para compromissos e metas individuais de brand owners;
      b) Mapeamento de dados consolidados da cadeia produtiva pós-consumo para elaboração de projetos e políticas públicas, fortalecendo essa indústria.

     

    Alinhamento com Políticas Públicas

    Em maio deste ano, a ABIPLAST tornou-se entidade credenciada do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, na 5ª Sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Com isso, sua participação nas discussões internacionais sobre o Tratado Global para combate à Poluição Plástica está garantida, representando o setor de transformados e reciclagem de Plástico do Brasil.

    Como credenciada, a associação participou do encontro que ocorreu em Paris, em junho deste ano. Na ocasião, a plataforma Recircula Brasil foi apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em evento paralelo ao oficial, reforçando os avanços e compromissos do país neste segmento.

    Ao ver a proposta da Recircula Brasil durante evento organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, o “Reciclagem – avanços e desafios para o desenvolvimento do setor”, Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, reiterou a importância da plataforma: “o projeto Recircula, feito pela ABIPLAST e pela ABDI, é uma sofisticação incrível, você tem lá desde a nota fiscal da cooperativa até a união de todos os elos, chegando sempre na empresa recicladora e na indústria que usa aquele plástico na reciclagem…”, declarou Maluf.

    A proposta também foi publicada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no report “Assessing the Contribution of Plastic Credit Schemes to Reducing Plastics Pollution and Improving Recycling”.

    A plataforma está em fase de testes, com a verificação de algumas de suas funcionalidades junto a empresas interessadas.
    Saiba mais em: www.abiplast.org.br/recirculabrasil (em construção) ou envie um e-mail para [email protected].

    Sobre a ABIPLAST
    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a nova realidade que se delineia, avançando gradualmente em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente mais de 12 mil empresas que empregam mais de 360 mil pessoas.

    Sobre a ABDI
    A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas para o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade. A ABDI também incentiva testes com novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A Agência é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento econômico e social do país.

    Sobre a Central de Custódia
    A Central de Custódia da Logística Reversa de Embalagens se propõe endereçar a demanda trazida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e responder desafio apontado por órgãos de controle ambiental e sistemas de logística reversa de embalagens acerca da necessidade de um ente independente, que não atue na qualidade de operador ou gestor de sistema, que possa registrar os documentos que lastreiam os resultados de recuperação de embalagens pós consumo, tendo em vista os diferentes volumes recuperados, que, por sua vez, são cumulativos entre os sistemas e potencializam a reciclagem no país.

    Próximos Eventos

    MASTERCLASS ECONOMIA CIRCULAR DE EMBALAGENS PLÁSTICAS – 2ª EDIÇÃO

    03/07/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.