MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA DO LEME LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO PARA A POPULAÇÃO

    21/11/2022

    Ação do Movimento Plástico Transforma e do Recicla Orla está marcada para o dia 26 de novembro às 9h

    O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, realizará no próximo dia 26, sábado, a partir das 9h, um mutirão de limpeza na praia do Leme (RJ). A ação conta com voluntários e é aberta a pessoas interessadas a participarem do movimento e ocorrerá no Quiosque Espaço A, no Leme, local já conhecido por suas ações em prol da educação e sustentabilidade.

    O Recicla Orla, em parceria com a startup de sustentabilidade Polen, nasceu para transformar uma triste realidade da coleta seletiva no Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda a orla, com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, a fim de estimular o descarte correto de resíduos, a economia circular e garantir a reciclagem. Assim, todas as pessoas que passarem pela orla do Rio, hoje, têm uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e colocado de volta no seu ciclo de produção.

    “Trata-se de uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

    Segundo Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “A mobilização e a conscientização da sociedade são necessárias para reduzirmos consideravelmente os resíduos nas areias das praias. Acreditamos que é possível realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos que, se destinados corretamente para a reciclagem, têm um alto potencial de se transformar e retornar à sociedade”, explica Mariana.

    O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdos, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em caixas organizadoras que foram entregues para alunos e professores de escolas públicas. Em 2019, a mesma ação possibilitou que os copos virassem lixeiras.

    “Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, complementa Mariana.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma 
    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram mais de 200 mil pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    Programa Recicla Orla – Orla Rio e Polen
    O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em 2019 pela Orla Rio em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, e com apoio do iFood, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Dessa forma, tanto os frequentadores da praia, quanto os quiosques da orla e até mesmo os moradores da região dispõem de uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção. Desde o início do projeto, já foram recicladas mais de 1763 toneladas de materiais, como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, temos PEVs instalados em todos os quiosques do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon, todos feitos com madeira plástica reciclada! Mais informações: Recicla Orla (@reciclaorla) e www.reciclaorla.com.br/

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.