MOVIMENTO PLÁSTICO TRANSFORMA LANÇA E-BOOK ‘AS MIL FACES DO PLÁSTICO’ PARA CONSCIENTIZAÇÃO E FACILITAÇÃO DA RECICLAGEM”

    27/05/2024

    Novo e-book do Movimento Plástico Transforma mostra quais as principais categorias do material, sua importância, possíveis aplicações e a necessidade de práticas sustentáveis no uso e descarte do produto

    A classificação dos plásticos é crucial para uma gestão eficiente desses materiais, promovendo o direcionamento adequado do descarte e influenciando diretamente na eficácia da reciclagem, ações tão fundamentais para mitigar o impacto destes produtos no meio ambiente.

    Para ajudar neste processo, o Brasil elaborou a norma técnica NBR 13.230:2008, para classificar os plásticos em seis categorias principais, além de uma designada como “outros”. O levantamento auxilia no  processo de reciclagem, pois também destaca a importância da conscientização pública sobre a separação de resíduos.

    “Ao entendermos as diversas faces dos plásticos e promovermos práticas sustentáveis, estamos construindo um futuro mais consciente e equilibrado. Cada escolha que fazemos, desde a compra até o descarte adequado, contribui para essa causa. Acreditamos que, só a conscientização e a entrega de informações corretas sobre o plástico, como ele deve ser usado no dia a dia e descartado corretamente, são capazes de mudar a visão da sociedade sobre este material”, explica Simone Carvalho, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

    Com o objetivo de explicar como a classificação dos plásticos facilita o processo de reciclagem, destacando a importância da conscientização pública sobre a separação de resíduos, o Movimento Plástico Transforma, criou o E-book: As mil faces do plástico, que mostra quais os principais tipos deste material.

    Acompanhe abaixo, as categorias, especificações e possíveis funcionalidades do plástico:

    • PET (Tereftalato de Polietileno): amplamente utilizado em embalagens para alimentos e bebidas, o PET destaca-se por sua transparência, leveza e facilidade de reciclagem. Sua função na redução do desperdício é crucial.
    • PEAD (Polietileno de alta densidade): reconhecido por sua resistência, é comumente encontrado em embalagens para alimentos, cosméticos, limpeza doméstica contribuindo para a prolongada vida útil dos produtos. A reciclagem eficiente é essencial para sua sustentabilidade.
      PVC (Policloreto de vinila): versátil e durável, o PVC é utilizado em uma variedade de aplicações, desde tubos até produtos do cotidiano. Equilibrar sua praticidade com responsabilidade ambiental é fundamental.
    • PEBD (Polietileno de baixa densidade): flexível e leve, frequentemente é usado em sacolas plásticas e embalagens diversas para alimentos. Estratégias de reciclagem eficazes podem reduzir seu impacto ambiental.
    • PP (Polipropileno): versátil e leve, é amplamente utilizado em embalagens para alimentos, bebidas e acessórios médicos.
      PS (Poliestireno): leve e isolante, é popular em embalagens e na construção civil. Sua versatilidade contribui para soluções mais sustentáveis em diversos setores.
    • Outros plásticos: uma categoria diversificada que reflete a constante inovação nesse campo. A conscientização sobre métodos de reciclagem específicos é essencial para sua gestão sustentável.

    O e-book, faz parte do MPT Explica, uma série que tem como objetivo educar e conscientizar a sociedade sobre o plástico, a economia circular e os mitos e verdades sobre o produto. A série fica armazenada no portal do MPT, para download, auxiliando a população a conhecer mais sobre este material.

     Sobre o Movimento Plástico Transforma

    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA
    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
    Mariana França – [email protected] – (11) 95370-5943
    Claudia Reis – [email protected] – (11) 99974-7977

    Próximos Eventos

    XVI Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos: Meio Ambiente e Sustentabilidade

    27/06/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.