ABIPLAST PARTICIPA DAS DISCUSSÕES SOBRE O TRATADO GLOBAL CONTRA A POLUIÇÃO PLÁSTICA EM NAIRÓBI

    24/11/2023

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) participou da terceira Sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-3), que ocorreu em Nairóbi, no Quênia, para dar continuidade às discussões internacionais sobre o Tratado Global de combate à Poluição Plástica. Na ocasião, o Grupo de Trabalho, composto por mais de 1.500 representantes de instituições e 165 Estados-Membros, participou ativamente do debate, com o objetivo de contribuir e responder aos desafios do texto que trará a proposta final.

    No plenário, alguns Estados-Membros expressaram posições firmes em relação à continuidade da produção e consumo de plásticos, em contraste com a posição de diversas instituições que sustentam que um dos principais objetivos para a eliminação da poluição plástica seria por meio da restrição à produção e consumo.

    O principal desafio agora é alcançar um consenso sobre os temas apresentados, que pode ser um obstáculo para a conclusão do documento.

    O Brasil reiterou a importância de adotar uma abordagem sistêmica, com investimentos na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e valorização dos catadores de materiais recicláveis, destacando a relevância dos estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) como base para tomadas de decisão e políticas públicas. Além disso, defende a necessidade de uma governança regionalizada para se adequar às diversas realidades locais.

    A ABIPLAST, por sua vez, acredita que, além das questões apontadas acima, é necessário o estímulo ao consumo consciente e investimentos em educação ambiental, para que novos hábitos e comportamentos sejam praticados e os produtos ou embalagens sejam descartados de forma adequada ao final do ciclo, evitando a poluição do ambiente e os seus impactos negativos.

    Durante o encontro, ocorreram 24 sessões dos Grupos de Trabalho para encontrar o melhor caminho à inclusão de elementos técnicos e regulamentares. Esses grupos foram essenciais para o avanço do Tratado e dos documentos que servirão como base para a quarta Sessão do INC, que acontecerá no Canadá, em abril de 2024.

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 12,6 mil empresas que empregam cerca de 360 mil pessoas.

     

    Próximos Eventos

    XVI Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos: Meio Ambiente e Sustentabilidade

    27/06/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.