19/08/2024
Durante a feira, a entidade também apresentou um Preview do Perfil 2023, composto pelos principais dados do setor
A 12ª edição da Interplast, feira e congresso da indústria do plástico, realizada entre 13 e 16 de agosto em Joinville-SC, foi a maior da história do evento, com recorde de público de 32 mil visitantes. Um dos destaques foi a apresentação da plataforma Recircula Brasil pela ABIPLAST em seu estande.
Reconhecida pela ONU como solução inovadora, a ferramenta utiliza notas fiscais eletrônicas para rastrear os resíduos plásticos desde a origem até a reinserção como matéria-prima. Com dados verificados por terceiros, a plataforma atesta a origem do material e confirma a presença de plástico reciclado, garantindo segurança jurídica, transparência e conformidade.
Durante o evento, a ABIPLAST distribuiu aproximadamente mil sacolas compostas inteiramente de conteúdo reciclado pós-consumo. Essas sacolas foram produzidas pela empresa AVPLAS, empresa associada da ABIPLAST e usuária da plataforma Recircula Brasil, que rastreou todo o processo. Segundo Paulo Teixeira, presidente executivo da entidade, a produção e distribuição da sacola com plástico reciclado é considerada um case prático da plataforma em ação, que reforça o compromisso da ABIPLAST em alavancar a utilização da plataforma Recircula Brasil como solução que comprova a circularidade do plástico.
Segundo Victor Pellizzaro, diretor da AVPLAS, a ABIPLAST pode servir de exemplo ao utilizar sacolas 100% recicladas e que também possui o selo Senaplas (selo nacional de plásticos reciclados), em sua participação na maior feira de plásticos da região. “A rastreabilidade proporcionada pela plataforma Recircula Brasil é essencial para combater o greenwashing, onde muitas empresas se dizem sustentáveis, mas não comprovam suas alegações. Cada vez mais será necessário contar com uma plataforma que comprove a veracidade do plástico reciclado pós-consumo, permitindo que o consumidor final tenha acesso a produtos realmente sustentáveis.”, ressalta.
Para Paulo Teixeira, a Interplast é uma oportunidade única para conhecer tendências, rever contatos e fazer networking, sendo um importante espaço para lançamento de novos produtos e inovações da indústria. “A cada edição, a expansão do evento se torna mais visível, com a formação de novos pavilhões, demonstrando sua importância e crescimento. A repercussão positiva da feira entre as empresas do setor e na mídia reforça seu papel de destaque”, reforça.
A ABIPLAST também divulgou uma prévia do Perfil 2023, que traz o panorama com os principais dados do setor do plástico. Alguns dados apresentados indicam que os bens de consumo não duráveis tiveram desempenho positivo, com a indústria de plásticos, em geral, registrando crescimento de 4,8%, impulsionada principalmente por acessórios de construção civil e embalagens. Os dados completos serão divulgados em breve.
Ainda durante a Interplast, a CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Plástico da ABIPLAST realizou uma reunião com empresários do setor para debater temas relevantes. O evento contou com a participação de José Ricardo Roriz Coelho, Presidente do Conselho de Administração da entidade.