15/01/2016
Com o intuito de ajudar as famílias carentes do Sul do País, o “Projeto do Brinquedo Educativo”, resultado de uma parceria entre o Sinplasc (Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense) e o curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SACT, tem o objetivo de fabricar brinquedos lúdicos feitos de plástico, que serão distribuídos sem custo às crianças das escolas públicas da região.
A ideia surgiu após visitas dos representantes do sindicato às creches e escolas locais, nas quais notaram a falta de brinquedos.
A iniciativa, voltada a atingir uma população de aproximadamente 25 mil crianças, com idades entre quatro e sete anos das regiões abrangidas pelo Sinplasc, conta também com o auxílio da Braskem, responsável por fornecer a matéria-prima para a fabricação dos brinquedos.
De acordo com Reginaldo Cechinel, presidente do Sinplasc, “além de promover o bem com a doação de brinquedos educativos, integrando estudantes, professores e empresários, o projeto visa à capacitação de mão de obra, por meio do desenvolvimento e conhecimento de matrizes e processamento de polímeros”.
Para a construção e operação dos equipamentos de usinagem e injeção, utilizados no projeto de confecção dos brinquedos, o Sinplasc contará com a colaboração de um aluno do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, que ganhará uma bolsa de estudo subsidiada pelo sindicado. A Sinplasc ainda fornecerá os materiais necessários à construção da ferramenta.
Segundo o presidente do sindicato catarinense, a previsão é que, no primeiro semestre de 2016, os brinquedos educativos estejam disponíveis para escolas e creches da região.