Copo descartável consome menos água e energia que o reutilizável em sua vida útil, aponta ACV Brasil

    19/04/2016

    De acordo com a recente avaliação do ciclo de vida comparativa entre copos descartáveis e reutilizáveis, realizado pela ACV Brasil, consultoria que visa estimular e facilitar a integração de ferramentas de gestão socioeconômica-ambiental, os copos descartáveis consomem menos água e energia que copos reutilizáveis. O estudo teve como objetivo identificar o hábito de consumo de água em um ambiente corporativo – com grande fluxo de pessoas – utilizando os produtos, reutilizáveis e descartáveis.

    Imagem

    Para colocar o estudo em prática, foram considerados 25 mil litros de água para servir 125 mil doses de 200ml cada, para um grupo de 100 pessoas. Para tanto, foram usados 62.500 copos descartáveis, utilizados duas vezes antes de serem dispensados, e 100 copos reutilizáveis, também utilizados duas vezes antes da lavagem (625 lavagens cada).

    No quesito uso de água, o estudo aponta que os copos descartáveis usam, desde sua produção, até seu descarte e reciclagem, 26ml enquanto os copos reutilizáveis utilizam 232ml para serem lavados mecanicamente. Se contarmos a lavagem manual esse número sobe para 1.200ml. Já em relação ao gasto energético, o copo descartável em todo o seu ciclo de vida usa 6,66 wh/copo contra 16 wh/copo reutilizável em lavagem mecânica.

    De acordo com Luiz Gustavo Ortega, da equipe de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, os copos descartáveis são uma excelente solução, por exemplo, contra a escassez de água pela qual passa o país. “Para se ter uma ideia, no tempo necessário para se lavar um copo em sua casa, corre pela torneira em média 1,2 litros de água”, explica o executivo. Quando é utilizada a máquina de lavar louça, o consumo de água diminui para algo em torno de 230 ml por copo (desde que utilizada a capacidade máxima da máquina).

    O executivo também comenta sobre a questão dos resíduos sólidos gerados no descarte do material. “Trata-se de um produto 100% reciclável e, se descartado corretamente poderá se converter em outro produto”.

     

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.