‘Virada de página’ promoverá volta de investimentos, avalia Abiplast

    12/05/2016

    O provável afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) representará uma “virada de página importante”, para um ambiente de perspectiva mais otimista que estimulará as empresas a voltarem a falar em investimentos, na avaliação do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho. “Vai haver retomada, porque [o afastamento] interrompe a situação de paralisia que o país enfrenta. As empresas tiveram queda de vendas, há renegociações de dívida em andamento. Essa virada de página trará ânimo para retomada dos negócios e investimentos”, diz.

    Urgência

    A melhora da economia, afirma o executivo, não será imediata, porque depende de uma série de ações, que terão de ser implementadas com urgência, com efeitos não necessariamente de curtíssimo prazo. Mas, assim como ocorreu na Argentina, a mudança política deve alterar a perspectiva e contribuir para um provável começo de saída da crise. “Os problemas persistem na Argentina, mas a economia voltou a girar”, diz. Para o presidente da Abiplast, o ministério do provável presidente em exercício Michel Temer (PMDB) tem um núcleo político importante, que deve facilitar a aprovação de medidas no Congresso Nacional. “Ele tem de ser pragmático. O que vimos até aqui é que isso está bem encaminhado”, afirma. No Planejamento, exemplificou, o nome do senador Romero Jucá (PMDB-RR) é “corretíssimo”. “O Jucá conhece a tramitação no Congresso e os detalhes do Orçamento. É alguém que chega e no dia seguinte já vai poder trabalhar”, avalia.

    Nomes

    A provável indicação de Henrique Meirelles para o Ministério da Fazenda, conforme Roriz, foi uma importante sinalização de Temer para acalmar os mercados. “É um nome aceito pelo mercado, com credibilidade”, diz. O presidente da Abiplast também destaca, como positiva, a provável nomeação de José Serra (PSDB) para a pasta de Relações Exteriores. “É preciso alguém com a força e o conhecimento da Serra para consertar os estragos que foram feitos. Em pouco tempo, ele pode adotar medidas nesse sentido”, acredita.

     

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.