Jogos Olímpicos do Rio contam com programa de reciclagem de EPS

    09/08/2016

    Instalar equipamentos de ar-condicionado, refrigeradores, fogão, entre outros, nos 3.604 apartamentos, distribuídos nos 31 edifícios da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ), certamente gerou e está gerando um grande volume de resíduos recicláveis, entre eles, o isopor®. Além disso, o dia a dia dos mais de 15mil atletas que se hospedarão por lá durante os jogos também vai produzir mais desses resíduos, que precisam ser descartados corretamente.

    Diante deste cenário, a Termotécnica firmou parceria com a Prórecicle Ambiental e, juntas, são responsáveis pela logística reversa e reciclagem de todo isopor® recolhido na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro (RJ).

    A parceria prevê que, ao receber o EPS – sigla para Poliestireno Expandido, popularmente conhecido como isopor® – a Prórecicle Ambiental, que está localizada em Duque de Caxias (RJ), é responsável pela sua compactação e armazenamento. Ao acumular um volume grande do material, a empresa fluminense envia para a Termotécnica, que se responsabiliza pelo processo de reciclagem, que dará origem a novos produtos, como solados de sapatos, rodapés, molduras e decks de piscina.

    Rodrigo Faria, Sócio Diretor da Prórecicle Ambiental, destaca que a parceria com a Termotécnica iniciou há pouco tempo, mas já é certo que terá continuidade após as Olimpíadas. “Atualmente, somos a única empresa no Estado do Rio de Janeiro que possui todas as licenças necessárias para a coleta, transporte e destinação correta do EPS para reciclagem. Com o apoio da Termotécnica, fortaleceremos a divulgação da reciclabilidade do material e ampliaremos nossa atuação com o isopor®”, valoriza Rodrigo.

    Para Albano Schmidt, Presidente da Termotécnica, é uma honra participar de um momento tão importante como este. “Dar o destino correto ao EPS pós-uso da Vila Olímpica é mais do que um compromisso da Termotécnica, é uma excelente oportunidade de mostrar ao mundo inteiro que o isopor® é um plástico, que pode ser 100% reciclável, e que no Brasil trabalhamos com seriedade pela sua logística reversa e reciclagem”, enaltece Albano.

    Isopor® é 100% reciclável

    O EPS é 100% reciclável e, de acordo com a Plastivida – Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos, no Brasil, cerca de 34,5% do EPS pós-consumo é reciclado. Vale ressaltar que um terço de toda essa reciclagem é feita pela Termotécnica.

    Programa Reciclar EPS

    Com o Programa Reciclar EPS, que teve início em 2007 e, de forma inovadora e pioneira, se antecipou à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Termotécnica realiza um trabalho contínuo de orientação da comunidade para a reciclagem.

    A empresa passou a investir no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa e de reciclagem, o que foi um desafio substancial, pelo fato de ser um material extremamente leve (98% de seu volume é composto por ar).

    Com investimentos na ordem de R$15 milhões, iniciou o processo de reciclagem junto das unidades de negócio da empresa, localizadas em Manaus (AM), Indaiatuba (SP), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR), Joinville (SC), Petrolina (PE) e Sapucaia do Sul (RS).

     Números representativos do Programa Reciclar EPS

    – Mais de 30 mil toneladas de EPS reciclado pela Termotécnica desde 2007;

    – 100 empregos diretos;

    – Mais de 1.200 Pontos de Coleta;

    – 391 cooperativas envolvidas;

    – mais de 5mil famílias impactadas.

     Portal online indica o ponto de entrega mais próximo

    Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica disponibiliza o Portal Reciclar EPS: www.reciclareps.com.br

    Se a intenção for verificar onde está o ponto de entrega mais próximo, é só acessar o portal. Ao clicar no link “Onde reciclar”, o site identifica e direciona, em todo o território nacional, o ponto mais próximo de recolhimento de EPS para reciclagem.

     

    Próximos Eventos

    Curso Embalagens Plásticas: Materiais e Propriedades – CETEA

    16/09/2024 - Campinas

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.