ABIPLAST participa de debate sobre reciclagem do plástico dos eletroeletrônicos

    19/09/2016

    Na sexta-feira (02), o Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou um encontro com entidades da cadeia de produtos eletroeletrônicos, em Brasília (DF), para discutir a regulação da reciclagem dos materiais plásticos provenientes desses produtos.

    ABIPLAST, entidade que representa o setor no Brasil, participou do debate, assim como representantes da Associação Brasileira da Indústria dos Retardantes (Abichama), Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

    A assessora técnica da ABIPLAST, Simone Carvalho Levorato Fraga, ressalta a importância da participação de entidades na elaboração desse guia sugerido pelo MMA. “As entidades acompanham de perto os processos de produção e os desafios da indústria, que vem tentando aplicar boas práticas de fabricação e reciclagem desses produtos. Porém, é necessário mais investimento em estudos de viabilidade técnica e econômica, a fim de dar um destino seguro a esses produtos”, salienta a especialista.

    A reciclagem de material plástico é uma atividade que vem cada vez mais ganhando espaço e gerando empregos na economia brasileira. A criação de empresas nesse setor cresce a um ritmo de 12% ao ano, totalizando, em 2014, mais de mil empresas espalhadas no Brasil, com uma taxa de crescimento de 8% ao ano no número de empregos nesse setor.

    A ABIPLAST tem realizado algumas ações voltadas ao desenvolvimento do setor de reciclagem. Dentre elas: a participação na elaboração do acordo setorial de logística reversa para embalagens em geral pós-consumo não perigosas, que teve sua discussão iniciada em 2012 e foi assinado em novembro/2015; o apoio aos sindicatos regionais quanto à representatividade do setor de reciclagem de materiais plásticos e os acompanhamentos legislativos de interesse do setor.

    A ABIPLAST segue trabalhando em novos projetos em prol da economia sustentável. Recentemente, em parceria com a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP), elaborou uma “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo”, com o propósito de promover ampla conscientização da cadeia produtiva quanto à concepção de embalagens que sejam passíveis de aumento nos índices de aproveitamento para a reciclagem, com foco na sustentabilidade.

     

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.