EM REUNIÃO COM PRESIDENTE DO BNDES, JOSÉ RICARDO RORIZ RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO

    20/10/2016

    Durante reunião nesta terça-feira (18/10) com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho ressaltou que todos querem o crescimento econômico, mas a situação atual é difícil devido às altas taxas de juros e consumidores sem propensão a gastar. O problema maior, disse, é a alavancagem das empresas. Segundo Roriz, a grande tarefa é fazer com que as empresas voltem a ter saúde econômica.

    Defendeu, como proposta urgente para a atuação do BNDES, que o banco forneça crédito para o capital de giro, para evitar o colapso das empresas. Outras propostas são:

    Não devolução antecipada de recursos ao Tesouro Nacional;

    Participação do BNDES no lançamento de debêntures de empresas com excessiva alavancagem;

    Financiamento para reestruturação de empresas;

    Refinanciamento de dívidas vencidas com o BNDES e financiamento às micro, pequenas e médias empresas;

    Atuação do BNDES junto aos bancos para recuperar a concessão de credito;

    Voltar aos índices de conteúdo local, de 60%, para operação de financiamento do BNDES.

    O BNDES

    Maria Silvia Bastos Marques disse na reunião que o papel do BNDES tem sido muito discutido neste momento de ajuste fiscal. O objetivo, afirmou, é que o país viva a estabilidade macroeconômica. E há uma escassez de recursos públicos, lembrou, defendendo a importância do retorno social dos investimentos.

    Em sua visão, o banco deve ter no futuro papel mais de garantidor que de financiador, permitindo que haja um verdadeiro mercado de debêntures. Estão em discussão instrumentos que vão permitir isso, afirmou.

    Inovação e produtividade, em que o Brasil fica atrás de países semelhantes a nós, são pontos importantes. “Qual é a forma mais efetiva de fazer o apoio à inovação? Não sabemos a resposta”, disse Maria Silvia, ressaltando que é um tema sobre o qual a nova diretoria tem se debruçado.

    Segundo a presidente do BNDES, a infraestrutura logística e urbana é essencial para a competitividade. Acabar com esse gargalo é urgente, disse. Saneamento é prioridade, por ser viável, ter impacto social e gerar empregos, explicou. A atuação, ao lado da Caixa Econômica Federal, será conjunta com Estados que se interessarem, com a meta de universalização.

    O banco, explicou Maria Silvia, voltou a ter papel central nas concessões. Vai atuar no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) desde a contratação de estudos até a assinatura do contrato. Para isso o banco vai se valer de consultores.

    Ela destacou a importância de micro, pequenas e médias empresas. Em relação a elas, o BNDES poderia fazer muito mais, disse. O banco procura alternativas para aumentar sua capilaridade e atender melhor o segmento. Uma das medidas para isso será retomar os postos avançados nos Estados, anunciou. “Se pudermos ter presença física, mesmo que pequena, ajuda.”

     

     

    Próximos Eventos

    Curso Embalagens Plásticas: Materiais e Propriedades – CETEA

    16/09/2024 - Campinas

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.