No Dia Mundial da Reciclagem, Termotécnica ressalta a importância do tema

    18/05/2017

    No Dia Mundial da Reciclagem, Termotécnica ressalta a importância do tema

    Uma série de entidades, ONGs, institutos de pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, elaboraram estudos e projetos constatando os inúmeros benefícios da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Mas, para que tudo isso dê certo, é fundamental, é imprescindível a participação efetiva de cada um de nós. Sabemos o que deve ser feito, mas será que levamos a sério? Em casa, no ambiente de trabalho, nas escolas e nas ruas; você separa o lixo corretamente?

    É muito importante termos consciência que os produtos recicláveis não vão sozinhos para o ponto de coleta. Parece absurdo eu escrever isso, afinal de contas, é óbvio! Mas, infelizmente, não é o que acontece. O plástico, por exemplo, não sabe onde fica o “lixo reciclável”! Ele precisa ser devidamente separado, acondicionado e tratado, minimamente limpo e encaminhado para o local adequado, ai sim a estrutura se consolida, as empresas de coleta e as usinas de reciclagem entram em ação.

    Na Termotécnica, somos realmente defensores do meio ambiente. Nossa equipe é treinada e apaixonada por esta causa. Somos responsáveis pelo nosso produto, o EPS, popularmente conhecido como isopor®, desde a produção, até a comercialização, o recolhimento pós-uso, a reciclagem e o encaminhamento para tornar-se um novo produto. Nossa empresa é pioneira em logística reversa do EPS no país, tanto que desde 2007 já reciclamos mais de 30 mil toneladas deste material.

    Proibir, banir a utilização de sacolinhas plásticas e do isopor® não é a solução. Eles foram criados para melhorar a vida das pessoas, resolver problemas sanitários, de saúde pública e facilitar o transporte de mercadorias.

    É hora de conclamarmos a população para a reciclagem. Incluo aqui toda a rede de distribuição, os grandes varejos, os supermercados e atacadistas. A participação destes grupos é fundamental. Os governantes, por sua vez, devem que ter ciência da sua responsabilidade, promover campanhas de conscientização, além de garantir a infraestrutura adequada para coleta seletiva e o encaminhamento para as usinas de reciclagem.

    Vamos formar uma cadeia positiva. Vamos educar nossas crianças, que serão os chefes de família e os consumidores de amanhã. Se elas forem bem orientadas, podem transformar a realidade.

    Definitivamente, a reciclagem é responsabilidade minha e sua. Façamos a nossa parte.

    Albano Schmidt
    Presidente da Termotécnica

     

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.