VALGROUP DESENVOLVE SHRINK PCR PARA NOVA EMBALAGEM DA CERVEJA DEVASSA

    29/03/2023

    O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, se une à Valgroup – uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico – para o uso de embalagens fabricadas com filme PCR (resina pós-consumo reciclada) em sua linha da cerveja Devassa.

    A embalagem foi desenvolvida com 30% de resina reciclada em sua composição. Um produto mais sustentável que auxilia na aceleração da economia circular do plástico, com a redução da utilização de resina virgem e atendendo o mesmo desempenho de uma embalagem convencional.

    Para a Valgroup, participar deste projeto reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa possui um robusto posicionamento ESG, como ser NET ZERO até 2040, neutralizando a emissão de carbono e reciclando o equivalente a 100% da quantidade de embalagens produzidas, contribuindo efetivamente para a economia circular por meio da retirada de resíduos plásticos do meio ambiente.

    De acordo com o Gerente de Sustentabilidade da Valgroup, João Alves, contar com o apoio de grandes empresas como o Grupo HEINEKEN é fundamental para fortalecer a economia circular, pois são elas que irão influenciar os consumidores e as demais companhias nas boas práticas de consumo de materiais. “Somente com a parceria de todos os elos da cadeia de produção é que vamos conseguir produzir tecnologia e materiais de qualidade para fortalecer a economia circular, modelo ideal para termos embalagens seguras, que resultam em menor pegada de carbono e na descontaminação do meio ambiente.” – afirma João Alves.

    Em 2021, o Grupo HEINEKEN anunciou o compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A companhia já investe em soluções sustentáveis e quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até seu produto pós-consumo.

    “Buscar por soluções mais sustentáveis, quando falamos de embalagens, exige que a gente tenha também um cuidado social importante, além de levar em consideração as necessidades dos nossos consumidores e desafios logísticos. Ao olharmos para o nosso portfólio, entendemos que o Shrink é um material muito relevante do ponto de vista de usabilidade para os consumidores e que facilita a logística de transporte, por ser mais leve, resistente e impermeável. Ainda assim, nós identificamos que havia a oportunidade de reduzir os impactos desse item ao adotarmos um modelo mais sustentável que, além de reduzir a quantidade de plástico em lixões e aterros, também contribui para o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, conta Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

    Essa atuação em inovação e sustentabilidade junto ao Grupo HEINEKEN fortalece o propósito da Valgroup em elevar a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens, otimizando recursos e apoiando a economia circular para os plásticos.

     

    Sobre o Grupo HEINEKEN

    O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas microcervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.

    Sobre a Valgroup

    Há mais de 45 anos no mercado, a Valgroup se tornou uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico, com operações no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Uruguai, com mais de 6.500 colaboradores em 40 plantas. Uma empresa consolidada, com o propósito de elevar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, em busca da liderança do mercado de embalagens plásticas nas Américas e do reconhecimento como referência em economia circular, sendo uma das primeiras empresas do Brasil a assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico.

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.