TERMOTÉCNICA COMPLETA 10 ANOS DO SEU RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE REPORTANDO OS AVANÇOS NOS ASPECTOS DE GOVERNANÇA, SOCIAL E AMBIENTAL

    24/05/2023

    Responsável pela reciclagem de EPS/Isopor* pós-consumo equivalente a área de mais de 10 estádios do Maracanã, companhia lança 7ª edição do seu RS

    Nesta sétima edição, a Termotécnica completa 10 anos do Relatório de Sustentabilidade (www.termotecnica.ind.br/sustentabilidade) e também da criação do Comitê de Sustentabilidade formado por profissionais de diversas áreas da empresa. Para o reporte das ações relativas ao biênio 2021/2022, a Termotécnica segue os GRI (Global Reporting Initiative) Standards, o Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Por meio deste documento, elaborado a cada dois anos e de acordo com as diretrizes globais do GRI, apresentamos aos stakeholders a estratégia ESG Termotécnica e registramos nossos compromissos em relação aos aspectos de governança, social e ambiental”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

    Uma das maiores indústrias transformadoras de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor*) da América Latina e líder no mercado brasileiro, a Termotécnica tem 6 unidades em 5 estados brasileiros. Conta com aproximadamente 150 marcas e patentes, inovando em soluções para diferentes mercados. De acordo com o presidente da companhia, para inovar e preparar a Termotécnica para os desafios que vêm pela frente, “estamos investindo nas pessoas, diversificando nosso portfólio de soluções, abrindo novos mercados dentro e fora do Brasil e incorporando em nossos processos questões apontadas como tendências para a indústria, tais como transformação digital, circularidade e descarbonização”.

    O Programa Reciclar EPS, criado há 15 anos de forma voluntária e antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, marca o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade. A iniciativa gera empregos diretos nas unidades da Termotécnica e conta com cooperativas, gestores de resíduos e geradores diretos parceiros no país. O que impacta na inclusão sócio-produtiva de mais de cinco mil famílias e contribui para a valorização dos trabalhadores da cadeia de reciclagem. “Iniciamos um processo de reconhecimento às cooperativas de reciclagem e ampliamos nossas parcerias, gerando emprego e renda para os trabalhadores deste segmento e suas famílias”, reforça Albano Schmidt.

    Desde 2007, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã – que foram transformadas em nova matéria-prima comercializada no mercado com a marca REPOR.

    Os anos de 2021 e 2022 foram de intensificação no desenvolvimento de produtos REPOR de maior qualidade para inserção em peças de clientes com conteúdo de material reciclado, permitindo seu uso em aplicações mais nobres. É o caso da parceria da Termotécnica com a Unigel e Electrolux. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados aos refrigeradores da Electrolux.

    O pioneirismo da Termotécnica na reciclagem gerou uma transformação positiva na percepção da sucata de EPS – que passou a ser valorizada. Esta mudança vem movimentando o mercado com a entrada de novos players na industrialização e comercialização de EPS reciclado, o que é benéfico para o meio ambiente.

    A Termotécnica também registrou avanços significativos na redução de carbono. Nos últimos 10 anos, reduziu em torno de 90% das emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) e realiza 100% de compra de energia renovável a partir de 2022. As emissões evitadas no período equivalem ao plantio de 19.441 árvores em um projeto de reflorestamento de 20 anos.

    Em relação à Valorização das Pessoas a Termotécnica registrou alta retenção e promoção de talentos e maior índice de horas de treinamento por colaborador nos últimos dez anos. A Saúde e Segurança no Trabalho também foi destaque neste período, com queda no índice de acidentes, e a atuação das CIPAs, reconhecida com Troféu Ouro no Prêmio Proteção Brasil 2021.
    Para os próximos anos, queremos incorporar percentuais cada vez maiores de materiais reciclados em nossos produtos, buscar matérias-primas de fontes renováveis e investir cada vez mais na indústria 4.0 e na transformação cultural de nossas equipes. Contemplamos também a ampliação do investimento em inovação para intensificar o movimento de ingresso em novos segmentos e o atendimento a clientes mais distantes de nossas fábricas”, conclui Albano Schmidt.

    Destaques do Relatório de Sustentabilidade ciclo 2021|2022

    GOVERNANÇA | PERENIDADE DO NEGÓCIO
    • Mitigação de risco de atendimento com zero parada de clientes just in time
    • Alto nível de satisfação dos clientes: 8,98
    • Expansão de atendimento no Agronegócio
    • Prêmio Inovação Catarinense – Empresa Inovadora (FAPESC)
    • 10 anos do Comitê e de Relatórios de Sustentabilidade
    • Soluções para novos segmentos: casa e decoração, e-commerce e bebidas

    SOCIAL | VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS
    • Promoções alcançaram 10% do quadro funcional no último biênio
    • Alta retenção de talentos: mais de 50% dos colaboradores com 5 anos de empresa
    • Maior índice de horas de treinamento por colaborador nos últimos 10 anos
    • Prêmio Proteção Brasil – Troféu Ouro para Atuação da CIPA em 2021
    • Três unidades com zero acidentes

    AMBIENTAL | ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA
    • Crescimento no volume de embalagens pós-consumo recuperadas
    • Ampliação na introdução de materiais reciclados nos produtos
    • 48 milhões de quilos de EPS recolhidos e reciclados desde 2007
    • Redução de 90% nas emissões totais de CO2 desde 2012
    • 100% de compra de energia renovável a partir de 2022
    • Valorização do REPOR com novas aplicações no mercado
    • Crescimento no reaproveitamento de resíduos

    *isopor é uma marca registrada de empresa terceira

     

    Contatos da assessoria
    Logos Conexão e Conteúdo
    Carla Lavina
    [email protected]
    +55 47 9 9127 9834

    Próximos Eventos

    XVI Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos: Meio Ambiente e Sustentabilidade

    27/06/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.