BERRY GLOBAL RECEBE CERTIFICAÇÃO OCS BLUE®, A 5ª ESTRELA DO PROGRAMA PELLET ZERO

    13/12/2023

    Ativa no programa desde 2021, a empresa tem o intuito de implementá-lo em toda sua operação LATAM

    A unidade de São José dos Pinhais da Berry Global, transformadora multinacional do setor plástico, recebeu a 5ª estrela do Programa Pellet Zero, a Certificação OCS Blue®, concedida pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), que é licenciadora da Operation Clean Sweep® no país.

    A empresa, com sede em Evansville, Indiana, nos EUA, possui unidades no Brasil em São José dos Pinhais, Jundiaí e Pouso Alegre, onde produz TNT utilizando o pellet de polipropileno como principal matéria-prima. Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais é a maior do país, empregando cerca de 400 colaboradores e fabricando aproximadamente 55 mil toneladas de produtos voltados para higiene. Também ocorre o processo de reciclagem nessa planta.

    O PPZ é uma iniciativa adaptada do programa Operation Clean Sweep®, voltada para a indústria brasileira do plástico que tem o objetivo de conter a poluição causada por pellets e outras formas de resina, evitando a contaminação dos corpos d’água e do oceano.

    No Brasil, a Berry Global é membro ativo do programa desde 2021, e tem o intuito de implementar o OCS® em todas as suas operações na América Latina, comprometendo-se a evitar perdas de pellets, flocos e pó de resina.

    O programa também visa melhorar a eficiência operacional da empresa, eliminando desperdícios de matérias-primas, como o PP, que é reintegrado ao processo produtivo. “Na unidade de São José dos Pinhais, iniciamos o programa em 2021, com a assinatura do termo de compromisso. De lá para cá, foram muitas horas de dedicação e esforço para compreender nossas fragilidades, desenvolver novos métodos e equipamentos, melhorar a infraestrutura, conscientizar e treinar colaboradores de todos os níveis hierárquicos, sempre com o objetivo de proteger o meio ambiente. Felizmente, após o processo de auditoria, alcançamos a tão esperada certificação”, conta Fernando Neto, diretor de EHS LATAM, da empresa.

    O reconhecimento faz parte das estratégias Impact 2025 e orienta as mais de 250 fábricas pelo mundo. “Decidimos participar do processo de certificação de pellet zero da ABIPLAST há dois anos, como parte de nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental. Foi um desafio gratificante, com ajustes nos processos, investimentos em equipamentos e capacitação da equipe. Reduzimos perdas de matéria-prima, pontos de contaminação ambiental e resíduos plásticos, aumentando o engajamento das pessoas na sustentabilidade. Isso nos trouxe reconhecimento no mercado e a confiança dos clientes. Estou orgulhoso dessa conquista coletiva e do nosso diferencial global”, comenta Gustavo Santos, técnico de segurança do trabalho, da Berry.

    Para Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST, é fundamental que as empresas do setor plástico tenham uma agenda ESG e participem de iniciativas que promovam a Economia Circular. “Precisamos cada vez mais de empresas conscientes dessa agenda e que se envolvam em programas de certificação como esses. Como representante da indústria e interessado em contribuir com o meio ambiente, a Associação adapta a certificação OCS® à realidade brasileira para que as empresas possam integrar programas como esses“, concluiu o dirigente.

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 12,6 mil empresas que empregam cerca de 360 mil pessoas.

    Próximos Eventos

    XVI Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos: Meio Ambiente e Sustentabilidade

    27/06/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.