ESPAÇO TEMÁTICO E JOGO VIRTUAL EDUCAM CRIANÇAS SOBRE RECICLAGEM

    28/10/2019

    Estação Plástico Transforma e Eckoblocks proporcionam uma experiência divertida e educativa sobre sustentabilidade

    O mês das crianças está chegando ao fim, porém o aprendizado e a diversão duram o ano todo. Que tal pensar em atividades diferentes que divirtam e, ao mesmo tempo, oferecem consciência ambiental? Falando dessa forma, o tema parece sério demais para os pequenos, mas a ideia é proporcionar uma experiência sensorial envolvendo sustentabilidade, por meio da brincadeira com o tema reciclagem.

    Essa é a proposta da Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque temático KidZania, no Shopping Eldorado em São Paulo, voltada para o público infantojuvenil. O espaço é uma realização do Movimento Plástico Transforma – criado a partir da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem – e tem o objetivo de conscientizar e educar crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem.

    Na Estação, as crianças têm uma nova percepção da matéria-prima plástica, aprendem a se relacionar melhor com os resíduos e ainda entendem um pouco sobre o funcionamento do processo da reciclagem e sobre os benefícios do plástico. A intenção é despertar nas novas gerações a importância de proteger o meio ambiente e formar futuros cidadãos, mais conectados com os conceitos de sustentabilidade e conscientes sobre o descarte correto.

    De forma lúdica e divertida, os jovens fazem uma coleta simbólica de resíduos pela KidZania e, em seguida, reproduzem na Estação as principais etapas do processo de reciclagem: separação manual na esteira, passagem pelo moinho, separação por densidade, secagem, chegada do material à extrusora e à injetora onde o plástico reciclado é transformado em um novo produto-surpresa (óculos coloridos).

    Para obter informações de visitação da Estação Plástico Transforma, acesse: https://saopaulo.kidzania.com

     

    DIVERSÃO EM CASA

    Para a família aproveitar com as crianças em casa, a dica é conhecer um jogo gratuito para celular e tablet, inspirado no Minecraft®, que ensina a importância da reciclagem dos materiais. O Eckoblocks, um game onde os jogadores têm como objetivo promover o desenvolvimento de uma cidade virtual de forma mais sustentável, por meio da gestão dos recursos e dos resíduos. A ideia é que a população da cidade tenha um nível alto de satisfação, ao mesmo tempo em que mantém os níveis de lixo e poluição baixos.

    Para adquirir o jogo, acesse as lojas online Apple Store ou Google Play e faça o download gratuito do ECKOBLOCKS. E para mais informações, acesse:
    http://www.plasticotransforma.com.br/jogo-eckoblocks-e-a-reciclagem

     

    MOVIMENTO PLÁSTICO TRANSFORMA

    Tanto a Estação Plástico Transforma quanto o jogo Eckoblocks são realizações do Movimento Plástico Transforma, que surgiu para mostrar – por meio de conteúdo, ações educativas e interativas – o potencial de transformação do plástico, apresentando seus benefícios e a versatilidade desse material em praticamente todas as áreas: saúde, agricultura, educação, construção civil, lazer, esportes, comunicação, entre outras.

    Esta é uma iniciativa do PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), criado em 2013 a partir da parceria entre a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas.

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.