REVISÃO DAS EXPECTATIVAS PARA 2020

    08/05/2020

    No início de 2020, havia expectativa mais positiva em relação aos índices de crescimento da economia brasileira. A pandemia da Covid-19 mudou profundamente o cenário, a começar pelo PIB, que tinha previsão de elevação na faixa de 2,5%, mas deve apresentar retração de (-5%).

    A consequência é um forte impacto na indústria, que já sofre com os efeitos da pandemia – retração na demanda em diversos segmentos, fluxo de caixa, necessidade de mudanças no fluxo produtivo e no dia a dia da empresa, obstáculos no acesso ao capital, entre outros.

    Portanto, com base em nossa Sondagem Especial e na retificação das expectativas do mercado, a ABIPLAST também revisou suas projeções para o ano. Estima-se que o setor de transformados plásticos, que já apresentou recuo de (-1,6%)em 2019 em relação a 2018, tenha queda de (-4,5%) em 2020. Em relação aos empregos, a perspectiva é uma queda de (-2%), com fechamento de mais de 6 mil postos de trabalho em 2020.

    É uma crise de dimensão inédita e de prazo ainda indefinido, com fortes repercussões na economia, mas também nos hábitos de consumo e na sociedade como um todo. Porém, acreditamos que a indústria do plástico, de fundamental importância neste momento atípico, com fornecimento de produtos essenciais para os profissionais da saúde e para a população em geral, sairá mais fortalecida e reconhecida como um pilar primordial.

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.