FEIPLASTIC 2019 INOVA EM 3ª EDIÇÃO DA OPERAÇÃO RECICLAR

    18/04/2019

    A Operação Reciclar, que acontece tradicionalmente durante a FEIPLASTIC – Feira Internacional do Plástico, inovou na edição de 2019 com uma ação socioeducativa que transcendeu o pavilhão de exposições e fortaleceu o compromisso e comprometimento com a sustentabilidade, fomentando a correta destinação dos resíduos.

    Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e com apoio da Braskem, a primeira atividade do projeto teve a participação da população que reside na Zona Norte de São Paulo. Foram 12 horas de coleta de resíduos nas margens do córrego Carandiru, próximo ao conjunto habitacional Cingapura. A dinâmica outside aconteceu no último dia 16 e contou com o apoio de um efetivo de 20 pessoas, dividido entre agentes coletores, gestor ambiental e monitores. O objetivo foi conscientizar sobre o correto descarte, além de estimular o apoio voluntário dos moradores.

    “Os desafios na reciclagem de resíduos em um país com dimensões continentais e com tantas diferenças socioeconômicas são grandes. O principal deles talvez seja estimular a compreensão de que é responsabilidade de todos no descarte correto. É o que propomos com a Operação Reciclar”, explicou Patrícia Oliveira, gerente de produto da FEIPLASTIC.

    Durante os cinco dias de evento, a Operação Reciclar traz também uma dinâmica inside com o apoio de agentes coletores no pavilhão de exposições. A coleta será periódica em todos os expositores da FEIPLASTIC, que fabricarão produtos plásticos para demonstração. Na última edição da feira, em 2017, foram 16 mil toneladas de resíduos coletados e, no ano de 2015, cerca de 10 mil toneladas.

    José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST, reforçou a importância da iniciativa. “A Operação Reciclar é uma ação de conscientização do consumidor sobre a necessidade do correto descarte de resíduos sólidos. Como indústria, aperfeiçoamos nossos processos e produtos para melhorar o índice de reciclagem no Brasil, mas contamos também com o apoio da população no que tange ao descarte consciente para atingir os ideais de sustentabilidade”, esclareceu.

    A FEIPLASTIC é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e acontece entre os dias 22 e 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

    Próximos Eventos

    SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIA DE PLÁSTICOS

    24/02/2021 - ROYAL PALM INDAIATUBA - INDAIATUBA

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.