CASES NA FEIPLASTIC APRESENTAM O FUTURO DA INDÚSTRIA

    17/04/2019

    Oito projetos terão destaque no INOVA PLASTIC, como inovações para a inclusão de PCR em embalagens em larga escala e a remoção de tinta de resíduos plásticos

    O plástico sempre esteve ligado a grandes avanços tecnológicos e industriais e, em uma sociedade cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e em tornar a economia circular uma realidade, as indústrias de transformação e reciclagem do plástico se movem para seguir na vanguarda, apresentando soluções e ditando tendências.

    O espaço INOVA PLASTIC, que será inaugurado na próxima edição da FEIPLASTIC – Feira Internacional do Plástico, a partir da próxima segunda-feira (22), servirá para apresentar as principais inovações e tecnologias que têm apontado para o futuro do setor e impactado outros mercados consumidores.

    Dentre os 30 projetos inscritos para exposição física no INOVA PLASTIC, uma comissão avaliadora – que incluiu representantes da Rede de Cooperação para o Plástico, da Inventta (consultoria especializada em inovação) e da Fraunhofer (centro de pesquisa especializado em inovações) – selecionou os oito cases que terão um momento individual para palestra e debate.

    “Teremos vários projetos expostos no INOVA PLASTIC, mas queríamos dar destaque a alguns dos projetos que trazem importantes inovações para os segmentos alimentício, automobilístico, hospitalar e agrícola, para citar alguns – o que demonstra como o plástico continua ligado ao progresso de diversos setores”, explica José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade responsável pela iniciativa do novo espaço e da feira.

    Novas tecnologias poderão ser observadas nos painéis da Deink Brasil, com uma inovação para a remoção de tinta dos resíduos plásticos, a qual transforma aparas plásticas impressas em um novo material com características semelhantes às do plástico virgem; e da Lubrizol, promovendo um material que elimina pequenos arranhões e cortes de molduras de óculos. Já a Amcor traz mudanças em modelos de negócios por meio do redesign de embalagens. Na feira, apresentarão uma nova garrafa PET, transparente e com características diferenciadas, para a indústria láctea.

    Os bons exemplos voltados para a sustentabilidade incluem a experiência da JBS Ambiental na gestão dos resíduos sólidos gerados pelas unidades de negócio do grupo, garantindo a isenção de passivos ambientais e fortalecendo o conceito de economia circular; o desenvolvimento de embalagens com a inclusão de PCR (plástico reciclado pós-consumo) em larga escala pela Unilever; e a solução da ExxonMobil para reciclar cordas e transformá-las em compostos para produção de caixas agrícolas.

    Ainda terão visibilidade os novos produtos desenvolvidos pela Sabic, para aplicações do reforço estrutural da tampa traseira dos automóveis; e pela Solvay – um grampo invisível que não apresenta radiopacidade.

    GRADE DE CASES

    SEGUNDA-FEIRA (22)

    17h – Case 1: “Economia circular do plástico”, da JBS Ambiental.

    17h30 – Case 2: “PCR Journey”, da Unilever.

    TERÇA-FEIRA (23)

    17h – Case 3: “Garrafa Letti”, da Amcor.

    17h30 – Case 4: “Tampas traseiras carro”, da Sabic.

    QUARTA-FEIRA (24)

    17h – Case 5: “Remoção de tinta”, da Deink Brasil.

    17h30 – Case 6: “Repense, recicle”, da ExxonMobil.

    QUINTA-FEIRA (25)

    17h – Case 7: “Tecnologia óculos”, da Lubrizol.

    17h30 – Case 8: “Grampo radiografia”, da Solvay.

    SEXTA-FEIRA (26)

    15h30 – Reconhecimento dos cases apresentados.

    Mais detalhes da grade podem ser encontrados em www.feiplastic.com.br/InovaPlastic.

     

    SERVIÇO

    FEIPLASTIC 2019 – Feira Internacional do Plástico

    De 22 a 26 de abril, das 11h às 20h

    Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333) – São Paulo/SP

    www.feiplastic.com.br

     

    Sobre a FEIPLASTIC

    A primeira edição foi realizada em 1987 como BRASILPLAST, com o apoio da ABIPLAST. A partir de 2013, internacionalizou-se como FEIPLASTIC, o evento mais importante e tradicional da América do Sul. A FEIPLASTIC sempre teve como missão disseminar conteúdo e atualizar seu público com as principais tecnologias e inovações da indústria do plástico. É a única feira que representa toda a cadeia produtiva do plástico, com players desde matéria-prima e máquinas até reciclagem, proporcionando aos seus visitantes e expositores um ambiente favorável para geração de negócios e networking qualificado.

     

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 12,1 mil empresas que empregam um total de 322,9 mil pessoas.

     

    Assessoria de imprensa – GBR Comunicação

    Bruno Dantas – bruno.dantas@gbr.com.br / (11) 3047-2404

    Guilherme Brendler – guilherme.brendler@gbr.com.br / (11) 3047-2426

     

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.