IPT desenvolve dispositivos para avaliações normativas de embalagens para líquidos

    07/08/2015

    O Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) tem dois novos ensaios para avaliação de squeezes, coolers e garrafas térmicas.

     

    Imagem

    O que se refere aos squeezes está alinhado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O outro, voltado à avaliação de recipientes térmicos, coaduna-se às normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).
    O dispositivo para avaliação de desempenho dos squeezes focaliza três quesitos fundamentais: a rigidez do material, a presença de cantos vivos (superfícies cortantes) e a resistência do bico retrátil das garrafas (a tampa tem de suportar até a sucção mais forte, para não oferecer risco de engasgamento ao usuário).

    Já o dispositivo para avaliação de garrafas térmicas e coolers concentrou-se no monitoramento do tempo de decaimento ou aumento da temperatura do líquido interno, mas também observou detalhes como a dimensão dos revestimentos internos, a resistência das alças, a presença de vazamento e gotejamento e a resistência a impactos (em um contexto de manuseio normal).

     

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.