ABIPLAST aborda suas ações de sustentabilidade em evento na ABRE

    01/11/2016

    ABIPLAST aborda suas ações de sustentabilidade em evento na ABRE

    Em evento do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Brasileira Embalagem (ABRE), Simone Carvalho, assessora técnica da ABIPLAST, apresentou dados do mercado e ações da entidade referentes à reciclagem de materiais plásticos como a criação da Câmara Nacional dos Recicladores de Material Plástico – CNRMP, o selo SENAPLAS – Selo Nacional de Plásticos Reciclados, o evento e o parecer técnico sobre a utilização de aditivos oxidegradantes em sacolas plásticas, a Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-Consumo e ações junto ao governo federal para buscar incentivos fiscais para a atividade. Apresentou também um case sobre reciclagem de embalagens de leite em PET pós-consumo onde o papel da ABIPLAST foi fundamental para a destinação adequada de 15t de resíduos de uma cooperativa no interior de São Paulo.

    Com o propósito de mostrar questões que impactam a reciclagem, como avanços tecnológicos, custos da cadeia produtiva, logística e nichos econômicos, a ABIPLAST convidou o diretor comercial e desenvolvimento da Neuplast, empresa associada ao SINDIPLAST e com grande representatividade no setor de reciclagem, Paulo Francisco da Silva, a compartilhar a expertise da empresa.

    No encontro, que reuniu especialistas de outras entidades e usuários de embalagens, Simone Carvalho lembrou que a reciclagem de material plástico vem ganhando espaço e gerando empregos no Brasil. A criação de empresas nesse setor cresce a um ritmo de 5% ao ano, totalizando, em 2014, mais de mil, espalhadas em todo o País. É de 6% ao ano a expansão do número de empregos na atividade.

    De acordo com mapeamento da indústria de reciclagem realizado pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA), estima-se que, no Brasil, foram retiradas do meio ambiente 681 mil toneladas de resíduos plásticos pós-consumo, que originaram mais de 615 mil toneladas de materiais reciclados. “Nesse contexto, a ABIPLAST segue trabalhando em projetos para o desenvolvimento da economia sustentável”, frisou a assessora técnica no encontro, realizado dia 25 de outubro.

     

    Próximos Eventos

    WEBINAR PERSPECTIVA DO MERCADO DE RESINAS NO BRASIL

    02/12/2020 - ONLINE

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.