COALIZÃO DE EMBALAGENS ENCERRA PRIMEIRA FASE DO ACORDO SETORIAL COM REDUÇÃO DE 21% NO VOLUME DE EMBALAGENS DESTINADAS AOS ATERROS

20/02/2018

Segundo a ABIPLAST o país tem mil empresas destinadas à reciclagem e gera quase 10 mil empregados diretos

A primeira fase da implantação do Acordo Setorial foi concluída em dezembro e, segundo o relatório entregue pela Coalizão Embalagens ao Ministério do Meio Ambiente, os resultados superaram as determinações do Governo Federal. A redução na quantidade de embalagens pós-consumo destinadas aos aterros sanitários ficou em 21,3%, enquanto a recuperação da fração seca ficou em 31,9% – as metas eram, respectivamente, de 13,3%  e 19,8%.

Já o Sistema de Logística Reversa de Embalagens, implantado pela Coalizão, alcançou 63% da população brasileira com ações nos 732 municípios prioritários do acordo. De acordo com o relatório, 802 cooperativas foram apoiadas com cerca de 4 mil ações de estruturação na capacidade produtiva, nos últimos cinco anos, quando foram instalados 2.082 pontos de entrega voluntária (PEV). No período, os investimentos do setor chegaram a R$ 2,8 bilhões.

O Brasil conta atualmente com quase 12,5 mil empresas dos setores de transformação e reciclagem de materiais plásticos, que empregam um pouco mais de 315 mil pessoas. Desse total, cerca de mil delas são especificamente de recicladores, com quase 10 mil empregados diretos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). A entidade é uma das signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral.

As metas para a próxima etapa do Acordo Setorial ainda não foram definidas, mas o Governo já publicou um decreto em que obriga as empresas e entidades envolvidas no consumo de embalagens a aderirem à Coalizão.

Sobre a Coalizão Embalagens – Formada por 23 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, sendo a ABIPLAST uma delas, assinado em 25 de novembro de 2015 com o objetivo de ampliar a reciclagem no país. Conta com a participação de produtores, importadores, usuários e comerciantes de embalagens, do Cempre, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Próximos Eventos

Solenidade de lançamento Recircula Brasil

26/07/2024 - CNI SÃO PAULO

Saiba Mais

© 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.