29/01/2026
Material está presente em diversos produtos utilizados para aliviar as altas temperaturas no período
Em um país que tem apresentado crescimento na reciclagem de plásticos, o material tem se mostrado eficiente para colaborar com o conforto térmico durante o período de altas temperaturas. De acordo com dados do Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos, pesquisa realizada pela MaxiQuim e encomendada pelo Movimento Plástico Transforma, em 2024, 24,4% das embalagens plásticas pós-consumo foram recicladas, o que indica avanços no uso consciente do material no Brasil e reforça a intensificação do seu uso em produtos voltados ao bem-estar da população, principalmente durante o verão.
A utilização de produtos duráveis, como ventiladores, climatizadores, cadeiras, guarda-sóis, piscinas infláveis, até utensílios leves para consumo fora de casa, como caixas térmicas, são exemplos de como o plástico contribui diretamente para o bem-estar térmico, especialmente em praias, parques, passeios ao ar livre e deslocamentos urbanos.
“O plástico é um material estratégico para o verão pois reúne leveza, resistência e segurança sanitária. Ele viabiliza soluções acessíveis, que ajudam a população a se proteger do calor e a manter hábitos essenciais, como a hidratação”, afirma Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.
O material também é fundamental na proteção e conservação de alimentos e bebidas, reduzindo riscos de contaminação e desperdício. Para Beatriz Geraldes, no verão, quando as altas temperaturas aceleram a deterioração de alimentos perecíveis, embalagens plásticas são decisivas para manter a qualidade e a segurança dos produtos.
Além disso, a sua utilização em eletrodomésticos e em infraestruturas, como sistema de ar-condicionado, telhas, revestimentos e isolamentos, possibilitam ambientes arejados e que demandam pouca manutenção. O material também traz benefícios para a logística, uma vez que embalagens mais leves contribuem para a redução do consumo de combustível no transporte, ajudando a diminuir emissões de gases de efeito estufa ao longo da cadeia logística.
“Essas características tornam o plástico especialmente adequado para produtos consumidos no verão, quando cresce a demanda por mobilidade e praticidade. Quando analisamos o ciclo de vida dos produtos, a leveza do plástico traz ganhos importantes em eficiência logística”, destaca Beatriz.
Por conta da sua alta versatilidade, o plástico possui aplicações fundamentais em setores como saúde, alimentação, saneamento e conforto térmico. Paralelamente, observa-se o avanço de iniciativas voltadas à economia circular, com design de produtos mais sustentáveis, investimentos em reutilização e reciclagem.
“O equilíbrio entre os benefícios do plástico e a proteção ambiental passa pelo consumo consciente e pelo descarte adequado, reforçando que a ampliação da educação ambiental, da coleta seletiva e da reciclagem, sendo fundamental para potencializar os benefícios do material sem comprometer os ecossistemas” ressalta Beatriz.
Sobre o Movimento Plástico Transforma
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Virta Comunicação Corporativa
Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
Mariana França – [email protected] – (11) 95370-5943
Aurélio Guerra- [email protected] – (11) 94804-6144
