21/11/2024
Ampliação do escopo da plataforma de rastreabilidade para outros setores foi anunciada durante a COP29.
Na sexta-feira, 15 de novembro, durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), foi anunciada a ampliação do escopo da plataforma de rastreabilidade Recircula Brasil, lançada no segundo semestre deste ano.
Com base no sucesso da ferramenta no setor plástico, que utiliza notas fiscais eletrônicas para conectar a compra de materiais à venda dos produtos finais, garantindo o aproveitamento efetivo da matéria-prima, o Recircula Brasil expandirá sua atuação para atender outros segmentos. A parceria com as novas áreas visa impulsionar ainda mais a economia circular no país.
Atualmente, 13 empresas ligadas ao plástico utilizam a solução, que já verificou mais de 30 mil toneladas de massa verificada. Cerca de 16 mil notas fiscais eletrônicas foram integradas, abrangendo 8 estados de origem e 15 estados de destino, além de mapear mais de 1.400 atores na cadeia de fornecedores e clientes.
O Recircula Brasil é a primeira plataforma no país a certificar a circularidade de materiais, atendendo à crescente demanda por produtos sustentáveis tanto no mercado interno quanto no internacional. Essa certificação de procedência e uso de materiais reciclados é essencial para acessar mercados de exportação, além de oferecer rastreabilidade e mapeamento da cadeia produtiva, orientando investimentos e políticas públicas.
No ano passado, a ferramenta foi reconhecida como um modelo de excelência no combate à poluição plástica pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O reconhecimento foi apresentado pelo Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, durante a reunião do Tratado Global contra a Poluição Plástica, realizada em Ottawa, Canadá.
Para Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST, a plataforma garante a rastreabilidade completa dos resíduos pós-consumo e, com isso, a ABIPLAST dá mais um passo para fortalecer e impulsionar a economia circular, trazendo inovação para o mercado, aumentando a competitividade da indústria de transformados e beneficiando o meio ambiente. “A ideia foi trazer para o setor e para os gestores de políticas públicas informações transparentes baseadas em critérios de compras empresariais.
Para as companhias que utilizam a plataforma hoje, o uso do Recircula Brasil é um diferencial competitivo, oferecendo aos seus clientes a rastreabilidade de todo resíduo. Com a evolução da plataforma, podemos afirmar que entregamos não só uma ferramenta para a rastreabilidade dos plásticos, mas uma solução de vanguarda para diversas cadeias no Brasil”, afirma.
Sobre a ABIPLAST
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa as indústrias de transformação e reciclagem de plástico no Brasil desde 1967, atuando como um pilar fundamental para a competitividade e o crescimento do setor. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 14,1 mil empresas que empregam cerca de 379 mil pessoas.