PLÁSTICO E SAÚDE: COMO O USO DO PRODUTO NA MEDICINA PROMOVE INOVAÇÃO E TRANSFORMA VIDAS

    08/04/2024

    Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Movimento Plástico Transforma mostra quais os principais benefícios da aplicação do plástico na área médica

    O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril e nesta data, criada pela Organização Mundial da Saúde, é um momento para que questões sérias relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população.

    Dentro deste segmento, a inovação e a evolução tecnológica são fundamentais na área da medicina e neste sentido, o uso consciente do plástico e suas inúmeras aplicações torna-se fator imprescindível para que, este material seja incorporado no aprimoramento da segurança dos procedimentos médicos e na otimização dos sistemas de saúde.

    A diversidade de utilizações possíveis do material na área médica torna esta indústria mais sustentável e contribui de maneira significativa para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar de pacientes ao redor do mundo. “Acreditamos que, só a conscientização e a entrega de informações corretas sobre o plástico, como ele deve ser usado no dia a dia e descartado corretamente, são capazes de mudar a visão da sociedade sobre este material, criado com o objetivo de facilitar a vida das pessoas”, explica Simone Carvalho, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma

    Com o objetivo de mostrar como o plástico pode ser um aliado poderoso na evolução e ampliação da tecnologia na área médica, o Movimento Plástico Transforma, criou o E-book: Plástico na Medicina – Uma inovação que transforma vidas, o qual dá dicas importantes de como este material é aplicado na saúde.

    Acompanhe abaixo, algumas aplicações do plástico na área médica:

    • Dispositivos médicos: desde seringas e cateteres, até próteses e equipamentos para diagnósticos por imagem, o plástico é amplamente utilizado devido a sua capacidade de ser estéril, maleável e durável, minimizando o risco de contaminações e infecções.

     

    • Embalagens para medicamentos: as embalagens plásticas que envolvem os medicamentos, ajudam na preservação da eficácia e segurança dos produtos. As fabricadas em plástico são resistentes à umidade, luz e contaminação e permanecem íntegras e seguras durante o armazenamento e transporte.

     

    • Próteses e implantes: nesses produtos, o uso do plástico é muito significativo, pois melhora a qualidade de vida de pacientes que precisam de substituição de órgãos ou membros. A versatilidade deste material permite que esses dispositivos se adaptem ao corpo humano de forma confortável e segura, inclusive, reduzindo muito a rejeição pelo corpo humano.

     

    • Odontologia: neste caso, o plástico é originalmente na forma de resinas para restaurações dentárias, alinhadores invisíveis e até mesmo fios ortodônticos, oferecendo estética, durabilidade e conforto aos pacientes.

     

    • Equipamentos avançados para diagnóstico: o plástico é utilizado na fabricação de componentes que permitem a obtenção de imagens precisas e aprimoram o diagnóstico médico.

     

    • Bolsas de Sangue: devido às suas características únicas como flexibilidade, resistência e capacidade de ser hermeticamente selado, o PVC tornou-se material predominante na fabricação de bolsas para sangue. O material promove esterilidade e segurança e permite que as bolsas sejam projetadas em diferentes tamanhos para diversas funcionalidades.

     

    • Equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de ventilação mecânica e respiradores, transporte de insumos médicos: estes produtos muito utilizados durante a pandemia de Covid-19, que incluem máscaras, luvas e aventais, além de escudos faciais e outros, produzidos em plástico, contaram com a leveza, facilidade de limpeza e proteção contra possível contaminação.

     

    • Reciclagem de resíduos na área médica: materiais plásticos de dispositivos médicos descartáveis, embalagens e outros itens podem ser reciclados para minimizar o desperdício. Esta ação não só reduz a quantidade de resíduos, mas também economiza recursos naturais na produção de novos produtos.

     

    O e-book, faz parte do MPT Explica, uma série que tem como objetivo educar e conscientizar a sociedade sobre o plástico, a economia circular e os mitos e verdades sobre o produto. A série fica armazenada no portal do MPT, para download, auxiliando a população a conhecer mais sobre este material.

     Sobre o Movimento Plástico Transforma

    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA
    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
    Mariana França – [email protected] – (11) 95370-5943
    Claudia Reis – [email protected] – (11) 99974-7977

    Próximos Eventos

    41º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO

    06/12/2024 -

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.