MUTIRÃO DE LIMPEZA NO LAGO GUAÍBA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSCIENTIZAÇÃO PARA A POPULAÇÃO

    27/10/2023

    1ª edição da ação realizada pelo Movimento Plástico Transforma em parceria com o Recicla Guaíba visa a reforçar a importância do descarte correto e destinação adequada dos resíduos

    O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com o Recicla Guaíba, projeto de sustentabilidade da GAM3 Parks com a startup Polen, realizará na sexta-feira, 27 de outubro, a partir das 15h, um mutirão de limpeza no Lago Guaíba (POA). A ação é realizada por voluntários e aberta a todos. Os interessados em participar podem se dirigir ao Amberê Drinkeria, localizado na Av. Edvaldo Pereira Paiva, 71 – Praia de Belas, em Porto Alegre.

    Essa é a primeira edição do mutirão de limpeza organizado pelo Movimento e o Recicla Guaíba. No Rio de Janeiro, já foram realizadas duas edições da ação, sendo que a última delas, em maio deste ano, reuniu mais de 90 voluntários que recolheram 68 quilos de resíduos recicláveis na praia de Copacabana.

    O Recicla Guaíba, em parceria com a GAM3 Parks e a startup de sustentabilidade Polen, nasceu para transformar uma triste realidade da coleta seletiva em algumas regiões do País. O projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda a orla, com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, e de estimular o descarte correto de resíduos, a economia circular e garantir a reciclagem. Assim, todas as pessoas que passarem por estes locais, hoje, têm uma alternativa sustentável para descartar seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e devolvido à sociedade na forma de novos produtos.

    O Recicla Guaíba também faz a organização e gestão de ações de limpeza para além dos PEVs. A realização dos mutirões de limpeza tem enorme importância para o projeto menos pela quantidade de resíduos coletada e mais como uma forte ação de educação ambiental. O clean up engaja a sociedade na causa ambiental de uma maneira simultaneamente prática e lúdica.
    Segundo Simone Carvalho, membro do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “Mutirões de limpeza como esse são importantes para a conscientização sobre descarte correto e destinação adequada dos nossos resíduos. Quanto mais pessoas forem impactadas por essa e outras ações similares, maior será a onda de conscientização e educação ambiental”.

    O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdo, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em mesas e cadeiras infantis doadas para escolas públicas de Pernambuco. Além disso, em dezembro, o Movimento inaugurou o espaço Economia Circular do Plástico no Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional.

    “Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto e a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução extremamente versátil por ser um material que possibilita a transformação em diversos novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, complementa Simone Carvalho.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma
    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.