FÓRUM DEBATE ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE, EM GRAMADO (RS), NOS DIAS 18 E 19 DE MAIO

    17/05/2023

    Evento, com inscrições gratuitas, reunirá especialistas, acadêmicos, setor produtivo, autoridades políticas e comunidade para o diálogo sobre o futuro da sociedade e do planeta.

     

    Nos dias 18 e 19 de maio, o Centro de Convenções da ExpoGramado, na Serra Gaúcha, será sede de um amplo debate sobre economia circular e sustentabilidade, reunindo especialistas, acadêmicos, setor produtivo, autoridades políticas e comunidade. Com organização do Sinplast-RS – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, o 2º Fórum de Economia Circular Plástico Sul tem como objetivo principal proporcionar um espaço de diálogo entre esses canais e criar conexões benéficas ao futuro do plástico, da sociedade e do planeta. Em formato híbrido, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo Sympla https://bit.ly/2ForumEconomiaCircularPS.

    Segundo o presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, debater economia circular é falar de sustentabilidade no presente e no futuro. “Neste contexto, o plástico reciclável é protagonista e, sendo assim, é fundamental a integração de todos os elos da cadeia produtiva, governamental e da sociedade em torno deste diálogo”, ressalta. Para a coordenadora do evento, Melina Gonçalves, é preciso traçar um caminho para economia circular onde todos estejam inseridos: indústrias convertedoras, recicladores, fornecedores, poder público, sociedade, escolas, terceiro setor. “Todos somos personagens dessa história e precisamos nos unir para discussão e encaminhamentos de importantes questões. Precisamos sim nos comprometer”, avalia.

    Conceito e design para economia circular, legislação, impostos e políticas públicas, ESG na cadeia produtiva, visão dos stakeholders, comprometimento com a economia circular, cases de sucesso e educação ambiental são alguns dos temas que serão apresentados. Para o evento, estão sendo programadas comitivas de participantes de diversos estados do Brasil e a participação da indústria de ponta a ponta: desde a Braskem, petroquímica, até importantes brandonwers. Entre os nomes confirmados, estão Zita Krammer, Gerente de Sustentabilidade Latino América da Unilever e Sérgio Talocchi, Gerente do Núcleo de Materiais Reciclados e Logística Reversa da Natura.

    Paulo Teixeira, Diretor Superintendente da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), que apoia iniciativas voltadas para Economia Circular como a Rede Pela Circularidade do Plástico e o Movimento Plástico Transforma, fará a abertura do evento. A ABIPLAST reforça que a implementação da economia circular na cadeia produtiva é uma das prioridades da associação para os próximos anos. A entidade realiza, juntamente com seus associados, ações que preparem os setores para a nova realidade que avança gradualmente em direção a resultados efetivos.

    Tampinha Legal – Economia Circular na prática: Exemplo em toda a América Latina, o programa Tampinha Legal, uma iniciativa do Instituto SustenPlást, estará presente no evento falando sobre Economia Circular na Prática. Além disso, promoverá junto à comunidade local um Encontro de Multiplicadores, no qual também acontecerá a Oficina Solidária do Tampinha Legal com a confecção, em tempo real, de um Protótipo de Andador Infantil de Areia, mais conhecido como Pr.A.I.A. Confeccionado com tubos de PVC, o Pr.A.I.A.  proporciona acessibilidade ao mar, não apenas para crianças e adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida, mas também a idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes visuais.

    Um dos objetivos do programa é proporcionar uma mudança de comportamento na sociedade. Sendo assim, outras oficinas estarão disponíveis, como Tampinha Legal Kids, com explicação e brincadeiras lúdicas para as crianças. A oficina de coletores Tampinha Legal também ocorrerá no estande do programa e pretende focar na padronização e customização dos coletores e, para encerrar, acontecerá o mutirão de segregação de tampas plásticas. Essa atividade visa explicar, de forma detalhada, qual a importância da separação das tampas plásticas por cor e qual a melhor forma de armazenar.

    “O contrário de economia circular é desperdício e a participação do Tampinha Legal no 2º Fórum de Economia Circular pretende explicar sobre a importância de retornar para a indústria todos os nossos resíduos recicláveis, inclusive o plástico”, explica a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza.

    O 2º Fórum de Economia Circular Plástico Sul conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).

    Serviço:
    2º Fórum de Economia Circular Plástico Sul
    Organização: Sinplast-RS
    Data: 18 e 19 de maio de 2023
    Horário: a partir das 8h30
    Local: Centro de Convenções Expogramado – Gramado (RS)
    Link para programação completa e inscrições: https://bit.ly/2ForumEconomiaCircularPS

     

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.