EXPOCATADORES 2025: REDE PELA CIRCULARIDADE DO PLÁSTICO APRESENTARÁ PROJETOS E ANUNCIARÁ PARCERIA COM UNIVERSIDADE PARA CATADORES

    17/12/2025

    Com estande no evento, que acontece entre os dias 17 e 19 de dezembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo-SP, a Rede apresentará projetos que conectam cooperativas, recicladores e municípios e anunciará parceria com a iWrc, entidade internacional que oferece a universidade de catadores com módulo específico sobre plástico.

    A Rede pela Circularidade do Plástico, iniciativa mobilizada pela ABIPLAST e que reúne diversos representantes da cadeia de valor do plástico com o objetivo de promover inovação, compartilhar boas práticas, sustentabilidade e soluções viáveis para a economia circular do plástico no Brasil, participa da Expocatadores 2025 com estande próprio, pelo segundo ano consecutivo. A participação da Rede fortalece o conceito de que as cooperativas são peças centrais na engrenagem da reciclagem e economia circular, e fundamentais para que o plástico pós-consumo cumpra seu ciclo corretamente entre quem coleta, separa e recicla o material, originando novos produtos.

    O espaço da Rede pela Circularidade do Plástico no evento será dedicado à apresentação de ações que dialogam, diretamente, com a realidade das cooperativas, especialmente, por meio de três projetos já em andamento: CirculaFlex, Circularize e Recicla Cidades. As iniciativas mostram, na prática, como conhecimento técnico, alinhamento de linguagem e articulação entre os atores da cadeia da reciclagem podem melhorar e ampliar a circularidade do plástico no Brasil.

    “Participar da Expocatadores 2025 representa uma oportunidade única de avançar o diálogo entre cooperativas, recicladores e toda a cadeia da reciclagem. É um espaço para mostrar, com ações concretas, que o trabalho que fazemos conecta conhecimento técnico, inclusão social e resultados práticos no campo da circularidade do plástico”, afirma Juliana Seidel, líder do Eixo de Design da Rede pela Circularidade do Plástico.

    CirculaFlex: orientação prática para quem coleta, separa e recicla o plástico

    O CirculaFlex nasceu da necessidade de aproximar cooperativas e recicladores por meio de informação clara e aplicável no dia a dia. O projeto envolve treinamentos diretos nas cooperativas, abordando quais embalagens devem ser separadas, como fazer a classificação e de que forma cada material plástico flexível deve ser preparado para uso e destinação correta até os recicladores.

    Ao mesmo tempo, o trabalho também foi feito junto aos recicladores que recebem esses plásticos, criando um entendimento comum sobre padrões, qualidade e possibilidades de transformação dos resíduos em novos materiais dentro da economia circular. “Esse alinhamento ajuda a reduzir perdas, evita retrabalho e melhora o aproveitamento do plástico que sai das cooperativas, tornando o uso de resíduos de embalagens flexíveis uma matéria-prima interessante a esses recicladores”, defende Juliana Seidel.

    Circularize: aproximando cooperativas e recicladores

    Outro destaque a ser apresentado na Expocatadores 2025 é o Circularize, um projeto que abrangeu todo o território nacional, permitindo a correta catalogação dos resíduos plásticos de acordo com as resinas existentes, apoiando o trabalho de cooperativas e recicladores, no sentido de organizar e padronizar a nomenclatura desses materiais.

    A partir dessa escuta conjunta, o Circularize criou uma ponte entre cooperativas e recicladores, permitindo que ambos compreendam melhor suas necessidades e limitações. “Por meio do Circularize, as cooperativas puderam conhecer melhor as necessidades dos recicladores, e os recicladores passaram a entender melhor as dificuldades das cooperativas, o que permite que as cooperativas forneçam os materiais coletados e beneficiados diretamente aos recicladores, reduzindo as etapas até a reciclagem e tornando o processo mais eficiente”, destacou Juliana Seidel.

    Parceria com plataforma de ensino para catadores

    Durante o evento, a Rede pela Circularidade do Plástico também anunciará a parceria com a iWrc, entidade internacional que mantém uma plataforma educacional, a universidade de catadores, que conta com um módulo específico sobre plástico. Essa parceria acontece a partir do uso de vídeos técnicos e guias de separação que são o conteúdo do Circularize.

    Recicla Cidades: economia circular do plástico nos municípios

    O Recicla CidadesParceria Público-Privada entre a ONG Espaço Urbano e Tetra Pak com municípios, é um projeto que envolve secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, prefeituras, cooperativas, entidades locais e pontos de entrega voluntária. A iniciativa, hoje implantada em cidades do litoral paulista com o apoio da Rede, atua, diretamente, nos municípios, integrando políticas públicas, educação ambiental e operação da reciclagem dos resíduos plásticos pós-consumo.

    As cooperativas estão no centro do projeto, assumindo as atividades de coleta, separação e destinação dos resíduos plásticos nas cidades onde o Recicla Cidades está implementado.

    Presença na Expocatadores 2025

    A presença da Rede pela Circularidade do Plástico na Expocatadores 2025 comprova a importância de disseminar o conhecimento sobre a Economia Circular do Plástico a todos os elos engajados nesse processo. Nesta edição da Expocatadores, queremos destacar os resultados concretos que nossas ações estão gerando, transformando conhecimento técnico em práticas efetivas em prol do movimento da circularidade do plástico e trazendo benefícios sociais para os catadores e cooperativas”, afirma Juliana Seidel.

    A 12ª edição da ExpoCatadores acontece entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2025, no Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo, o maior encontro de catadores e catadoras da América Latina. O evento espera atrair mais de 3 mil catadores e participantes ao longo de três dias de programação com seminários, oficinas, rodadas de negócios, feira de exposição e muito mais.

    Sobre a REDE

    A REDE pela Circularidade do Plástico, iniciativa mobilizada pela ABIPLAST, reúne diversos representantes da cadeia de valor do plástico com o objetivo de promover inovação, compartilhar boas práticas, sustentabilidade e soluções viáveis para a economia circular do plástico no Brasil. Atualmente, com mais de 60 membros, a REDE já produziu ferramentas para avaliação de reciclabilidade de embalagens plásticas, guias de design para embalagens plásticas rígidas e flexíveis e documentos de identificação de tipos de resíduos plásticos.  O futuro da reciclagem depende de ações concretas, articuladas e inovadoras para transformar desafios em oportunidades e avançar rumo a um modelo mais sustentável.

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.