DO DESFILE À RECICLAGEM: A INFLUÊNCIA DO PLÁSTICO NO CARNAVAL BRASILEIRO

    13/02/2026

    Iniciativas de coleta seletiva, reutilização de materiais e economia circular avançam nas grandes festas, geram renda e reduzem resíduos

    O carnaval brasileiro vem demonstrando, de forma crescente, que celebração e sustentabilidade podem caminhar juntas. Em capitais como Salvador, Recife e Rio de Janeiro, iniciativas de reciclagem e coleta seletiva durante a folia já possibilitam a destinação adequada de toneladas de resíduos, especialmente plásticos, além de contribuir para a geração de renda de cooperativas e catadores.

    Dados divulgados pelo Limpurb de ações realizadas em Salvador indicam que em 2024, cerca de 4,4 toneladas de resíduos plásticos foram recolhidas em apenas um circuito carnavalesco. No mesmo período, as oito Centrais de Apoio ao Catador da cidade coletaram aproximadamente 28 toneladas de materiais recicláveis nos cinco dias de festa, evidenciando o potencial de eventos de grande porte para impulsionar práticas de economia circular.

    Além da destinação correta dos resíduos, o plástico desempenha função relevante na própria produção do Carnaval. Presente em fantasias, adereços, carros alegóricos, embalagens, copos reutilizáveis e estruturas de apoio, o material contribui para a leveza, a resistência de itens em produções que mobilizam milhares de profissionais e milhões de foliões em todo o país.

    De acordo com Beatriz Geraldes, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, materiais como PET, EPS (Isopor®) e PVC possibilitam a criação de esculturas de grande porte, efeitos visuais complexos e estruturas resistentes às intempéries e às longas jornadas de desfile, além de facilitarem o transporte e a montagem.
    “O Carnaval é um dos maiores laboratórios de inovação em materiais do país. Em poucos dias, milhões de pessoas consomem, descartam e encaminham materiais para a reciclagem, o que acelera o desenvolvimento de soluções que posteriormente podem ser aplicadas em outros eventos e setores”, afirma.

    O período carnavalesco também tem ampliado o debate sobre a gestão de resíduos urbanos. Estudos regionais indicam que eventos de massa representam picos relevantes na geração de lixo. No Rio de Janeiro, por exemplo, a coleta chegou a 86,5 toneladas de resíduos em um único dia de festa, segundo informações do Comlurb. Já em São Paulo, foram coletadas cerca de 322,83 toneladas de resíduos nos quatro dias de carnaval, de acordo com a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana, cenário que tem levado cidades e organizadores a intensificar investimentos em coleta seletiva, campanhas de conscientização e parcerias com cooperativas.

    De acordo com Elias Junior, da Cooperativa Bariri Salvador, ações para destinação correta do plástico são importantes não apenas para a sustentabilidade, mas é uma fonte de renda para os catadores que trabalham durante o período. “Incluir os catadores de materiais reciclados no carnaval hoje é fundamental. É o que nos incentiva a realizar um carnaval cada dia melhor, e em paralelo ajudar o catador nesse período, não só do carnaval, mas do verão todo em si, onde o consumo e a demanda aumentam, assim podemos proporcionar um pouco mais de dignidade, maior estrutura, maior remuneração. A ação vai além da preocupação ambiental, mas também social e econômica dessa categoria.”

    “O carnaval se consolida não apenas como uma manifestação cultural e econômica, mas também como um espaço estratégico para a discussão do futuro dos materiais no Brasil. O plástico utilizado de forma responsável e corretamente destinado, torna-se parte da solução, conectando cultura, inovação, inclusão social e segurança nos grandes eventos”, conclui Beatriz.

    Sobre o Movimento Plástico Transforma

    Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

    INFORMAÇÕES À IMPRENSA

    Virta Comunicação Corporativa
    Fernanda Arantes – [email protected] – (11) 99167-8791
    Mariana França – [email protected] – (11) 95370-5943
    Aurélio Guerra- [email protected] – (11) 94804-6144

    Próximos Eventos

    INTERPLAST 2026 | FEIRA E CONGRESSO DA TECNOLOGIA DO PLÁSTICO

    25/08/2026 - Joinville - Santa Catarina

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.