CONHEÇA OS PRODUTOS ABIPLAST: CÂMARAS SETORIAIS

    23/08/2019

    Parte I: 

    Para fomentar e estimular o desenvolvimento da indústria do plástico por meio de análise e discussão de assuntos de interesse comum, a ABIPLAST oferece aos associados a possibilidade de participação nas Câmaras Setoriais. Periodicamente, grupos de empresas nacionais se reúnem na sede da Associação, em São Paulo, para discutir formas de desenvolver os diversos segmentos industriais, considerando suas especificidades e necessidades, e elaborar pleitos e projetos em conjunto.

    Desde 2012, a Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRPLAS) reúne representantes dos setores de reciclagem de plástico de todo o País. Ricardo Hajaj (CIMFLEX/ Sindiplast-SP) é o Coordenador do grupo e explica que os principais temas discutidos têm sido incentivos fiscais e tributários; melhoria da qualidade dos materiais reciclados, da imagem dos produtos plásticos reciclados e da gestão das empresas recicladoras; e padronização dos tipos de sucatas. Hoje, o grupo é composto por 22 sindicatos de 17 Estados. “É por meio da presença das empresas que podemos criar um consenso das nossas prioridades e de onde devemos concentrar os nossos esforços”, comenta. Com foco em identificar e valorizar as empresas recicladoras que trabalham dentro dos critérios sociais, ambientais e econômicos exigidos por lei, a CNRPLAS lançou em 2014 o SELO NACIONAL DE PLÁSTICOS RECICLADOS – SENAPLAS modalidade Empresa que hoje conta com 18 empresas certificadas. Já em 2018 criou a modalidade Produto, que certifica e valoriza a resina reciclada.

    A mais recente criada, Câmara Setorial dos Fabricantes de Descartáveis Plásticos tem se reunido mensalmente para buscar maneiras de reforçar, perante a sociedade, que os descartáveis são uma excelente solução no cotidiano das pessoas e que a discussão em torno desses produtos deve estar focada na reciclagem e no correto descarte. Coordenador do grupo junto com Teddy Djmal e Anselmo Freitas, Benny Chalom (Altacoppo) aponta que dentre os principais desafios do segmento está “a falta de informação da opinião pública em relação aos benefícios que o plástico possui. A integração das empresas mostra preocupação, cuidado e iniciativa perante um tema que vem crescendo”.

    Por sua vez, a Câmara Setorial de Fabricantes de Pallets Plásticos (COPALLET) surgiu em 2011 e faz reuniões bimestrais. “Discutimos sobre mercado e formas de ampliar o uso de paletes plásticos nos diversos tipos de indústria. Acreditamos que a crescente preocupação com sustentabilidade e fortalecimento da economia circular sejam oportunidades de expansão do uso do produto”, afirma Camila Chaves (Novel), Coordenadora do grupo. Nesses 8 anos de atuação, as conquistas da Câmara incluem a construção e revisão da Norma ABNT NBR 16.242 e a realização de evento para apresentar a Avaliação de Ciclo de Vida de Paletes (plástico x madeira). Hoje, trabalham em projeto de tributação de impostos sobre o palete plástico.

    Já a Câmara Setorial dos Fabricantes de Embalagens Industriais Sopradas (COFEIS) tem se debruçado sobre a questão da desburocratização tributária e jurídica que afeta o setor. “Por meio do grupo, discutimos problemas em comum e, com o apoio da ABIPLAST, conseguimos ser ouvidos e tirar algumas pedras do caminho, o que não seria possível sozinho”, diz Luiz Francisco da Cunha (Schutz Vasitex), que está há mais de quatro anos na coordenação do grupo. A Câmara busca manter o segmento sempre atualizado, debatendo desde adversidades que o setor enfrenta até questões de legislação trabalhista; apresentar caminhos para atender essas urgências, indicando consultorias e prestadores de serviços; e possibilitar trocas de conhecimento e experiências.

    Atualmente, a ABIPLAST também conta com as câmaras setoriais dos fabricantes de: Componentes Automotivos (COFAUTO); Baldes Industriais (COFABI); Tampas Plásticas (COFATAMPLAS); Utilidades Domésticas (COFAUD); Filmes Mono e Biorientados (COFILMES); Pré-forma de PET (COPET); e Produtos em PE Expandido (CAPEX).

    Para obter mais informações sobre como participar ou sugerir a criação de uma nova câmara, o associado deve entrar em contato com a ABIPLAST por meio do telefone (11) 3060-9688 ou pelo e-mail [email protected].

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.