AJINOMOTO DO BRASIL ANUNCIA PARCERIA COM A REDE PELA CIRCULARIDADE DO PLÁSTICO PARA FOMENTAR A CIRCULARIDADE DOS PLÁSTICOS

    10/04/2024

    Iniciativa tem como objetivo mapear os problemas ambientais e construir soluções envolvendo todos os atores da cadeia

    A Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas renomadas como SAZÓN®, MID® e VONO®, anuncia parceria com a Rede pela Circularidade do Plástico e o projeto Circula Flex, com o objetivo de aumentar a circularidade das embalagens plásticas. Alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa está comprometida em cumprir metas como a redução de gases de efeito estufa e de resíduos plásticos, perda e desperdício de alimentos, e de tornar sua cadeia de suprimentos sustentável até 2030.

    A Rede pela Circularidade do Plástico, iniciativa mobilizada pela ABIPLAST desde 2018, que hoje conta com mais de 70 membros, é um espaço de cooperação entre os atores da cadeia produtiva do plástico com o objetivo de propor soluções e desenvolver projetos em prol da economia circular desse material, com foco em embalagens. Soluções e projetos que incluem desde iniciativas voltadas para melhorar o design das embalagens plásticas com foco em reciclagem, como o Retorna e os Guias de Design para embalagens plásticas rígidas e flexíveis, até ações para produtos específicos como o CirculaFlex voltado para fortalecer a logística reversa de embalagens flexíveis.

    A parceria ressalta o compromisso da companhia com a promoção da circularidade do plástico e sua contribuição para um futuro mais sustentável. “Embora o plástico seja muito importante na indústria alimentícia, garantindo a segurança e facilitando o transporte dos alimentos, é vital reconhecer os impactos ambientais associados ao seu descarte inadequado. Por isso, estamos empenhados em buscar alternativas de produção, promover a reutilização, garantir a correta destinação como resíduo e viabilizar a reciclagem do material”, afirma a gerente da área de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil, Janaína Padoveze.

    O foco inicial da parceria serão as embalagens da divisão de Alimentos da companhia, que engloba as marcas do varejo, buscando estabelecer e fortalecer a circularidade. “Esperamos otimizar o uso de plástico, diminuir a poluição ambiental, reduzir a geração de gases de efeito estufa e fortalecer nossas parcerias com os stakeholders”, afirma Janaína.

    Quando se trata da coleta e reciclagem dos resíduos plásticos, a empresa reconhece os desafios logísticos e operacionais, e reafirma o compromisso em enfrentá-los em cada etapa da cadeia. “Entendemos que a coleta seletiva é crucial na promoção da circularidade do plástico. Por isso, estamos empenhados em atuar em todas as fases, desde a coleta até a reciclagem, colaborando com cooperativas, recicladores e convertedores de embalagem. Nosso objetivo é identificar e resolver os desafios envolvidos, ultrapassando as questões logísticas e operacionais, e impulsionando a educação ambiental e a transformação cultural”, conclui a executiva.

     Sobre a Ajinomoto do Brasil

    Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, HONDASHI®, SABOR A MI® e SABOR A MI® Receita de Casa, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 117 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

    INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

    FSB Comunicação – (11) 3165 9595 / (11) 91665 8665

    [email protected]

     

     

    Próximos Eventos

    41º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO

    06/12/2024 -

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.