ABIPLAST apoia campanha “Separe. Não pare”

    12/09/2017

    ABIPLAST apoia campanha "Separe. Não pare"

    O Brasil conta atualmente com quase 13 mil empresas dos setores de transformação e reciclagem de materiais plásticos, que empregam mais de 320 mil pessoas. Desse total, cerca de mil delas são especificamente de recicladores, com quase 10 mil empregados diretos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). Atenta ao papel da indústria do plástico nesse contexto, a Associação apoia e promove a campanha “SEPARE. NÃO PARE”, criada pela Coalizão Embalagens, grupo do qual a entidade faz parte.

    A ação visa sensibilizar a sociedade sobre a separação e o descarte correto do lixo doméstico, destinando-o à coleta seletiva e pontos de entrega, ou ainda aos catadores do bairro. A iniciativa, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), também ressalta a importância da ação dos catadores na cadeia da reciclagem, responsáveis por mais de 50% do material recolhido e encaminhado às cooperativas, em São Paulo.

    Para Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente, o “SEPARE. NÃO PARE” vai contribui na mudança do olhar do brasileiro para seu lixo: “Estamos muito entusiasmados com esse movimento. Acreditamos ser um importante passo para um Brasil mais sustentável. Quando as pessoas reparam no lixo que geram, passam a adotar outros valores e hábitos de consumo consciente, e isso é o que muda nossos padrões de produção e consumo para outros mais sustentáveis”.

    Na visão do presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, a iniciativa vai ao encontro dos objetivos da entidade e ressalta que a sustentabilidade deixou de ser apenas tendência, tornando-se estsratégica para as empresas, em especial do setor plástico. Por isso, a entidade tem trabalhado na formação e conscientização dos elos da cadeia sobre a importância de desenvolver produtos pensando sempre no seu ciclo de vida, alinhada à economia circular.

    “Além de promover o consumo consciente, temos constantemente divulgado a importância do descarte correto dos produtos plásticos, para que esses sejam sempre destinados à reciclagem – retornando à cadeia produtiva e otimizando a utilização de recursos naturais e eficiência energética”, enfatiza o presidente.

    Recentemente a Associação participou da Ocean Conference, evento ligado à Agenda 20130 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Exchange 4 Change Brasil, consultoria especializada em economia circular. Pelo documento apresentado no encontro internacional, as duas organizações se comprometem a trabalhar em conjunto no Programa de Economia Circular, que visa promover redes de negócios, identificar oportunidades ao longo da cadeia, fomentar parcerias e o uso do design no desenvolvimento de novos produtos.

    A iniciativa também irá apresentar algumas ações já implementadas e seus impactos, com destaque para o envolvimento em iniciativas globais, como o Operation Clean Sweap – projeto internacional que atua junto à indústria do plástico para evitar a presença de pellets de resina e outros elementos plásticos no ambiente marinho. Especialmente no que se refere à preservação da vida marinha, a ABIPLAST atuará em conjunto com a Universidade de São Paulo no desenvolvimento de um amplo diagnóstico da situação do lixo marinho em torno da costa brasileira e programas educacionais.

    Sobre a Coalizão Embalagens

    A Coalizão é resultado de um acordo setorial, assinado em 25 de novembro de 2015, que busca alternativas para ampliar a reciclagem no país. Formada por 23 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, conta com a participação de produtores, importadores, usuários e comerciantes de embalagens.

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.