39º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO APRESENTA OBJETIVOS PARA 2023 E CELEBRA CONQUISTAS DO SETOR

    06/12/2022

    Evento reuniu mais de 300 convidados em noite de homenagens a profissionais por dedicação e trajetórias notáveis

    São Paulo, 05 de dezembro de 2022 – De volta ao modo presencial, o 39º Encontro Nacional do Plástico, tradicional jantar de confraternização promovido pela ABIPLAST, celebrou o reencontro das pessoas que se dedicam diariamente ao desenvolvimento dos setores de transformados e reciclagem de materiais plásticos e apresentou os objetivos para o novo ano. O jantar reuniu cerca de 300 convidados, entre eles, autoridades, líderes e profissionais do setor, representantes de entidades afiliadas de todo o Brasil, familiares e amigos no Villaggio JK, na zona sul de São Paulo, também para homenagear profissionais de longas e brilhantes trajetórias.

    Em discurso, o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, ressaltou que a aprovação da reforma tributária é uma das missões para 2023, desde que “seja boa para o país, menos complexa e distribuída de maneira equilibrada entre todos os setores da economia”. Segundo ele, “se o país realmente quer aumentar a renda per capita, com melhores salários, através de empregos de melhor qualidade, e busca atrair mais investimentos, precisamos fazer uma reforma que também tenha foco na tributação sobre o consumo, nos moldes da PEC 110”.

    O presidente da ABIPLAST enfatizou que o imposto que a indústria paga em relação ao PIB, se comparado aos outros setores, é demasiadamente exagerado e que isso precisa mudar. “Diminuir o custo de se produzir no Brasil também é um desafio para nós, que representamos os diversos setores da indústria”, afirmou.

    Roriz lembrou que este ano a ABIPLAST avançou no convênio com a ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, para aperfeiçoar a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, além de trabalharem juntas na criação de tecnologias de rastreabilidade, em que já é possível constatar cases de sucesso com embalagens plásticas pós-consumo, obedecendo a todos os processos e etapas da economia circular. Foram igualmente aprofundadas as discussões em torno da economia circular com a Rede Pela Circularidade do Plástico.

    Além disso, o projeto piloto do Isopor® Amigo foi efetivado como programa, em iniciativa de suma importância para a conscientização e a educação a respeito da reciclabilidade do material. A ABIPLAST participou ainda da criação e implementação do programa Descarta Aí, que visa aumentar a taxa de reciclagem de baldes plásticos pós-consumo, promovendo a destinação adequada desses materiais.

    Ao encerrar sua exposição, José Ricardo Roriz Coelho realçou as diretrizes da ABIPLAST e de todo o setor em acordo com os pilares internacionais preconizados na agenda ESG, com ênfase na sustentabilidade das práticas inseridas no cotidiano da indústria, e a retomada presencial da Feira INOVAPLASTIC em março de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.

    Homenageados da noite
    O evento foi marcado ainda por algumas homenagens a personalidades e profissionais do setor

    O 39º Encontro Nacional do Plástico agraciou o CEO e presidente do Conselho da Nortene, Ezra Negrin, que criou o próprio negócio, fabricando telas de plástico com dez funcionários no início. Hoje o grupo NORTENE atua com seis divisões voltadas ao agronegócio e meio ambiente. As fábricas estão localizadas em São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Amazonas.

    Leonidas Alperowitch, fundador e sócio proprietário da Replac, conhecida como uma das mais relevantes empresas do mercado de sacos para lixo de alta qualidade, também foi homenageado no evento por suas distintas atuações em conselhos e atividades executivas, com foco nos transformadores de embalagens plásticas. Um dos fundadores da Abief (Associação Brasileira da Indústria de Plásticos Flexíveis), foi diretor e presidente e atualmente participa do Conselho.

    O assessor econômico da ABIPLAST/SINDIPLAST, Marcos Ferreira do Nascimento, foi o terceiro condecorado do encontro. Economista, iniciou a carreira no SINDIPLAST/ABIPLAST aos 15 anos como office boy, integrou times e assessorou administrativamente o financeiro, comércio exterior, jurídico, organização de eventos, diretoria executiva e presidência. Em 1996, Marcos passou a auxiliar na estruturação do PERFIL DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE PLÁSTICO e ao longo dos anos construiu uma base de informações mercadológicas para mapear os principais dados sobre o setor de transformação e reciclagem de plásticos, mercados consumidores e faz o acompanhamento da dinâmica dessa indústria tão vasta e complexa.

    Com quase 30 anos de serviços prestados ao SINDIPLAST/ABIPLAST, Teresinha Vera Torres subiu ao palco da cerimônia do evento para ser homenageada pelo presidente da entidade sob aplausos efusivos. Em outubro de 1993 iniciou no SINDIPLAST/ABIPLAST, responsável pelas áreas de tesouraria, departamento pessoal, contabilidade, compras, administração e facilities. Foi contratada na gestão de Celso Hahne. Nas gestões de Merheg Cachum e Ricardo Max Jacob iniciou nas funções de tesoureira e assim prossegue na gestão de José Ricardo Roriz Coelho.

    O tradicional evento, promovido pela ABIPLAST há 39 anos, contou nesta edição com o patrocínio diamante da Inovaplastic e do SINDIPLAST, prata: Braskem e Innova, Bronze: Cipatex, Cristal: Cimflex, Karina, SINPLAST-RS, Unipac e Valgroup e com a parceria de mídia: Plásticos em Revista.

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.