Plastipak inova, desenvolve tecnologia mais sustentável para a cadeia de leites e apresenta essa inovação na FEIPLASTIC no estande da Operação Reciclar

    23/03/2017

    O mundo passa por um momento único em que a preocupação com o meio ambiente está presente em toda sociedade. No âmbito corporativo, o tema se tornou um dos principais direcionamentos do processo produtivo para a gestão responsável da inovação e tendências no setor de embalagens.
    Neste contexto, a Plastipak desenvolveu uma tecnologia monolayer para a linha de leites UHT que atende aos requisitos da categoria de proteção e segurança alimentar. Já adotada pela Jussara, resulta em uma embalagem 100% reciclável com mais valor para todos os elos da cadeia. A ABIPLAST, como nova curadora da Operação Reciclar que ocorrerá durante a FEIPLASTIC 2017 de 03 a 7 de abril no Expo Center Norte em São Paulo, contará com essa importante participação como case de sucesso no contexto do design for environment.
    A Plastipak apresenta a tecnologia monolayer que oferece 99,5% de barreira à luz protegendo o leite UHT sem a necessidade de rótulos especiais. A embalagem de camada única elimina os riscos de delaminação, que podem levar à diminuição da validade do produto, e ainda oferece vantagem competitiva e operacional utilizando plataformas de produção padrão, não demandando novos investimentos em maquinários. O interior branco da garrafa valoriza o produto trazendo ao consumidor a percepção de um produto “premium ” e de qualidade para toda a sua família.
    O Brasil figura entre os maiores países recicladores de plástico, e essa solução chega para reduzir o nível de complexidade para toda a cadeia. Dinis Mota, diretor geral da Plastipak Brasil, explica que esse benefício se dá pela redução dos níveis de uma só barreira. “O recipiente possui menos camadas e é totalmente branco. Dessa forma, são necessários menos estágios de separação para que ele volte a ser uma garrafa novamente utilizável”. Para o leite, essa tem sido uma solução inovadora mediante outros materiais, que demandam mais etapas e tornam o retorno à indústria mais lento.
    Em termos de sustentabilidade, a tecnologia monolayer da Plastipak possibilita o chamado ciclo “back to bottle” com processo de reciclagem mais fácil do que as soluções multilayer e cartão.
    A garrafa da Plastipak, com camada única, proporciona aplicações mais nobres à resina fabricada a partir de seu descarte. O destino do plástico tem implicações econômicas e ambientais, quanto mais pura é a matéria-prima adquirida, menor é o consumo de água utilizado na lavagem e maior é a possibilidade de obtenção de resina reciclada de boa qualidade e, consequentemente permite maior gama de aplicações, sendo elas coloridas ou brancas para as indústrias como: fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas, plásticos de engenharia, entre outros.
    Sendo assim o benefício também se estende aos profissionais catadores e suas cooperativas que com a eficiência da garrafa monolayer e suas várias aplicações, o PET-PCR (pós-consumo reciclado) possui maior demanda, o que gera mais valor na coleta e incentiva a reciclagem.
    A Plastipak é a empresa responsável pelo desenvolvimento da embalagem; A Usina de Laticínios Jussara produz e envasa o leite; e a Global PET, é a responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem do PET que passa por um processo validado pela ANVISA de descontaminação) e a comercializa para reutilização.
    “Uma forma de incentivar a reciclagem é gerar mais aplicações para a resina reciclada, e o projeto “back to bottle” cumpre essa missão com excelência” afirma Irineu Bueno Barbosa Junior, diretor da Global PET Reciclagem S.A..
    De acordo com o diretor comercial da Usina de Laticínios Jussara, Laércio Barbosa, a empresa sempre se preocupou em oferecer aos seus consumidores produtos de alta qualidade que, além de saborosos, saudáveis e seguros tenham, também, menor impacto ambiental. “Quando optamos pela nova tecnologia de produção de leite longa vida em garrafas PET, procuramos a melhor solução que atendesse todos esses pontos”, explica. Para ele, a Plastipak foi o parceiro ideal nesse projeto ao apresentar todo o processo de logística reversa e, com o apoio da Global PET, fechou-se o ciclo completo de uma metodologia pioneira integralmente aprovada pela Anvisa.

    “Nós sempre buscamos novas soluções para crescer e nos diferenciar. Procuramos sempre entender as necessidades dos consumidores e, do ponto de vista da inovação, tentar resolvê-las para crescermos todos juntos, e é esse nosso propósito com o monolayer. Com a parceria com Jussara e Global PET, conseguimos nos unir em torno de um objetivo em comum: contribuir com um mundo melhor para todos”, explica Dinis Mota, diretor geral da Plastipak. Segundo ele, a sustentabilidade está intrínseca em todas as ações da companhia, assim como a inovação. “Para a Plastipak, reciclagem é um assunto que faz parte da própria estratégia e das atividades cotidianas da empresa. A inserção dessa conduta em seu planejamento estratégico acontece, principalmente, devido a nossa preocupação em difundir esse conceito e assim, contribuir com o meio ambiente e melhora da qualidade de vida de toda população”, conclui.

    Dados para referência de mercado:
    • O mercado brasileiro de embalagens movimentou R$ 60,6 bilhões em 2016, sendo 40% provenientes de embalagens plásticas
    • Representa, aproximadamente, 1% do PIB nacional (referência: FGV/ABRE)
    • Gera 216 mil postos de trabalho
    • 80% dos produtos expostos no PDV (Ponto de Venda) utilizam apenas e exclusivamente a embalagem como forma de divulgação (referência: POPAI Brasil)

    Dados para referência da Plastipak:
    • Produz mais de 40 bilhões de embalagens por ano
    • Possui mais de 1000 patentes ao redor do mundo
    • Atende 137 indústrias e 225 marcas no Brasil
    • Mais de 100 gramaturas de preformas disponíveis que atendem às embalagens de 50 ml até 20 litros
    • Possui soluções em diversas categorias, tais como: alimentos, bebidas, produtos de limpeza e cuidados pessoais
    • Ganhadora do Prêmio ABRE 2016 pelo desenvolvimento de garrafa de lácteos para Jussara Jump e pelo desenvolvimento do Pote oval Heinz, que também foi vencedor do Prêmio WPO de embalagem.
    • Ganhadora do Prêmio ABRE 2015 pelo desenvolvimento de garrafa em PET para leite UHT 100% reciclável para a marca Jussara e, também, pelo desenvolvimento de solução em PET para água sanitária.
    • Desenvolvimento da embalagem Ninho Fruti da Nestlè, que resultou em uma das menores preformas disponíveis no mercado, reconhecida pelo Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira e pela World Packaging Organization em 2014.

    Sobre a Plastipak

    A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas no desenvolvimento de preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo, a Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear.

    Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 43 fábricas, em 5 continentes. Com uma área de desenvolvimento e inovação exclusiva para o Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado no próximo ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan.

    Informações adicionais podem ser encontradas no site: www.plastipak.com

    Sobre a Usina de Laticínios Jussara

    Empresa fundada em 1954, a Usina de Laticínios Jussara conta com fábrica sede em Patrocínio Paulista (SP) e unidade industrial em Araxá (MG). A sua sólida estrutura conta ainda com 25 postos de captação de leite nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, que recebem leite diariamente de 4.000 produtores rurais exclusivos.
    A Jussara é marca líder em vendas de leite UHT no estado de São Paulo, e quinto colocado no mercado nacional, segundo pesquisas publicadas APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e realizadas por Kantar World Panel e ACNielsen.

    Sobre a Global PET

    A Global PET Reciclagem S.A. é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia para o aprimoramento do mercado de PET Reciclado. Oferece produtos com grau de pureza igual ao alcançado pelas mais tradicionais empresas de reciclagem de PET no Mundo.

    A história da Global PET teve início em 1999 com um projeto de reciclagem desenvolvido por dois estudantes de engenharia de materiais da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.

    Em 2008 a Global PET adquire seus primeiros dois reatores de pós-condensação, após instalados, já em janeiro de 2010 a Global PET conquista sua “Carta de Não Objeção” #133 do Food and Drug Administration, o FDA americano. Nunca antes uma empresa havia conseguido essa certificação no Brasil dispondo de tecnologia própria. Essa certificação abrange o uso de 100% de resina PET-PCR da Global PET para contato com qualquer tipo de alimento, com envase a frio ou quente. Com essa certificação o produto da Global PET atende à legislação de diversos países para o uso de PET-PCR em contato direto com alimentos. Após mais investimentos em qualidade, controles, estrutura industrial e processo, a Global PET garantiu ainda no ano de 2012, ao mercado nacional de resina PET-PCR aproximadamente 1.200 toneladas mensais de produto de excelente qualidade e certificação do FDA.

    Em 2014 a Global PET assegura o registro da sua resina PET-PCR grau alimentício na ANVISA, entrando assim no mercado de frascos para contato direto com alimento e inicia a aplicação de sua capacidade de produção para 1.800 toneladas mensais.

    A vocação da empresa para a inovação resultou na ampliação da linha de produtos, participação em diversos projetos de desenvolvimento de frascos PET-PCR e na melhoria contínua da qualidade de seus produtos, garantindo ótimo atendimento às necessidades dos clientes e parceiros.

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