ABIPLAST PROMOVE A FEIPLASTIC 2017

    30/03/2017

    ABIPLAST PROMOVE A FEIPLASTIC 2017

    Proporcionar a troca de experiência e o acesso ao que há de mais moderno na produção, utilização e reciclagem do plástico. É com esse enfoque que a Associação Brasileira da Indústria Plástica (ABIPLAST) e a Reed Exhibitions promovem no período de 03 a 07 de abril a FEIPLASTIC – Feira Internacional do Plástico – que há 30 anos reúne empresas fabricantes, recicladoras e que utilizam esse material em seu processo produtivo. Em sua última edição, em 2015, a feira gerou mais de 40 milhões de reais em negócios, registrou mais de 66 mil visitantes que tiveram a oportunidade de encontrar 1.400 marcas nacionais e internacionais distribuídas em seus 85 mil metros².

    O presidente do Conselho da ABIPLAST, José Ricardo Roriz, enfatiza a importância da parceria da Associação com a Reed Alcantara, que garante aos associados e visitantes da Feiplastic o mais completo mix de expositores. “Contemplamos na feira desde transformadores de matéria-prima e recicladoras a propostas inovadoras no uso do plástico. Nessa edição, por exemplo temos uma bicicleta feita com material reciclado e o lançamento de um veículo da Toyota que utiliza o material plástico reciclado em diversas peças e acessórios”, ressalta Roriz.

    Pela primeira vez, a entidade será a curadora da Operação Reciclar, uma ação educativa que reúne diversos representantes da cadeia produtiva para divulgar informações sobre a importância do plástico, sua reciclabilidade e a variedade de aplicações. Além disso, os estandes estimulam a conscientização e as boas práticas de utilização e descarte. A iniciativa também vai incentivar a coleta e reciclagem de materiais mostrando, na prática, todo o potencial de reciclabilidade e variedade de aplicações da resina plástica em diversos segmentos da indústria.

    Durante os dias do evento, todo o resíduo plástico gerado na feira, desde a montagem, até a desmontagem, será coletado e, posteriormente, reciclado. Para proporcionar a todos que participam do evento, a associação, em parceria com a Triciclo, instalou em 2 pontos do pavilhão a “Retorna Machine”, um equipamento que recolhe resíduos recicláveis plásticos e, em troca, entrega um brinde àqueles que depositarem, ou então, confere pontos que podem ser trocados por produtos e serviços aos visitantes que depositarem resíduos de outros tipos de materiais.

    Para apresentar ao público como ocorre a transformação do que é descartado corretamente, foi montada uma estação de reciclagem que mostra todo o processo, da entrada do resíduo, sua transformação em resina e o produto final: um vaso de plástico reciclado. Além da demonstração prática, a Operação Reciclar disponibilizará conteúdo ilustrativo e interativo que mostra o ciclo de vida dos produtos e de que modo participa do dia a dia das pessoas promovendo desenvolvimento, economia, saúde e bem-estar.

    Os visitantes da Feira também terão a oportunidade de conhecer a Muzzicycles, primeira bicicleta do mundo feita com material reciclado, e ainda concorrer a sorteios durante os cinco dias de evento. O idealizador, Juan Muzzi, explica que o quadro da bicicleta é totalmente fabricado em material plástico oriundo do pós-consumo, é leve, confortável e macia, não necessita de amortecedores e é resistente à radiação ultravioleta.

    Para dar uma nova visão sobre a reciclagem, a ABIPLAST apresentará por meio de seus parceiros materiais reciclados em produtos de alto valor adicionado, tais como peças de carro (Toyota), partes e peças de eletroeletrônicos (Synctronics) e embalagens de alimentos Bottle-to-Bottle (Leite Jussara), além de apresentar como são os processos de Logística Reversa de ciclo fechado, do Instituto Jogue Limpo, de embalagens de óleo lubrificante, e do Sistema Campo Limpo, de embalagens de agroquímicos.

    As atividades da entidade em prol da reciclagem não estão restritas a Operação Reciclar. A Associação desenvolveu o aplicativo e site Reciclagem de Plásticos, que permite a localização os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) mais próximos de sua residência para entregar os materiais usados. Como objetivo de fomentar negócios entre as cooperativas e os recicladores, a entidade criou o Banco de Resíduos Plásticos – plataforma essa que será lançada durante a FEIPLASTIC.

    Serviço:
    FEIPLASTIC 2017 – Feira Internacional do Plástico
    Data:
    de 3 a 7 de abril de 2017
    Horário: das 11h às 20h
    Local: Expo Center Norte
    Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
    www.feiplastic.com.br

     

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.