ROTOMOLDAGEM: VERSATILIDADE E PRATICIDADE

    01/06/2017

    ROTOMOLDAGEM: VERSATILIDADE E PRATICIDADE

    Os produtos fabricados através do processo de rotomoldagem atendem a diversos segmentos, desde a indústria e o comércio até condomínios e uso doméstico. Lixeiras, bandejas, caixas térmicas, tanques para combustível, flutuadores, sinalização rodoviária, parquinhos de recreação infantil, citando apenas alguns que fazem parte do nosso dia a dia.

    Produzidos em uma peça única, perfeitamente lisa, sem emendas e cantos vivos, não soltam farpas, o que facilita muito a esterilização e limpeza. Também são resistentes a intempéries e dificilmente quebram ou amassam. Todos os modelos são leves, de fácil manuseio e manutenção e 100% recicláveis.

    O processo
    A rotomoldagem é um processo industrial de transformação de termoplásticos ou termofixos, que produz desde peças técnicas simples a peças com alto nível de complexidade, com baixo custo para fabricação de moldes se comparadas aos processos de injeção, sopro e vácuo.

    Também são fabricadas peças completamente herméticas e ocas, pequenas como uma moeda ou de enormes proporções como tanques ou silos de mais de 25.000L de capacidade.

    Neste processo podem ser fabricadas peças em polietileno, poliamida, PVC, policarbonato ou vários outros tipos de termoplásticos ou termofixos.

    O processo consiste, resumidamente, em quatro fases distintas: carregamento do molde com a matéria-prima geralmente em pó, aquecimento do molde, resfriamento e desmoldagem da peça obtida.

    Para saber mais, vamos conhecer a Resiplastic, que está na vanguarda da rotomoldagem.

    Um pouco de história
    Atualmente a Resiplastic é líder nacional no segmento de rotomoldagem. A empresa iniciou as atividades em 1987, na cidade de Ribeirão Pires, ABC Paulista, tendo como seu primeiro produto boias para a indústria pesqueira. Em 1989, expandiu-se no ramo de peças termoplásticas, com o desenvolvimento de caixas de semente e de adubo para máquinas agrícolas de plantio direto.

    Devido ao aumento da demanda e a abertura de novos setores, a empresa teve a necessidade de aumentar sua capacidade física e produtiva, mudando-se em 1996 para instalações próprias na cidade de Mauá.

    Em 2002 fechou uma parceria com a empresa norte-americana Rubbermaid para produção de brinquedos rotomoldados para sua filial Little Tikes e a fábrica foi ampliada com a construção de um novo galpão e aquisição de novas máquinas.

    Atualmente, a Resiplastic atua em diversos segmentos com sua linha exclusiva de produtos e, principalmente, como prestadora de serviço para grandes montadoras multinacionais de máquinas e equipamentos agrícolas, automotiva e de construção civil. A empresa conta com três unidades instaladas em regiões estratégicas do Brasil: Mauá (SP), Montenegro (RS) e Catalão (GO), para garantir uma logística que reduz tempo e custo com transporte.

    Engenharia
    A equipe da Resiplastic conta com engenharia especializada em desenvolvimento de produto, processo e qualidade, além de um laboratório para ensaios nas matérias-primas e no produto acabado, de acordo com normas ABNT, ISO ou exigidas pelos clientes.

    O gerente administrativo, Ivan Abrahão Salgueiro, diz que “rotomoldagem é um dos processos mais antigos usados para se obter peças plásticas, que começou logo depois da Segunda Guerra Mundial”. No entanto, a rotomoldagem passou a ganhar maior visibilidade nos últimos anos, se destacando como um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo dentro do setor de transformação de plásticos.

    Moldes
    O molde para rotomoldagem pode ser de alumínio, cobre, níquel ou aço.

    A rotomoldagem usa moldes de grande porte de acordo com cada cliente e a Resiplastic expandiu seu know-how para a fabricação de moldes, formando uma equipe especializada.

    A empresa confecciona moldes em alumínio fundido e usinado e, para isso, investiu em equipamentos de última geração. Ivan conta que a Resiplastic desenvolveu o processo de construção de moldes para rotomoldagem a fim de melhorar a qualidade do produto acabado e de atender às expectativas de seus clientes.

    Produtos plásticos fabricados por rotomoldagem também são leves, duráveis, resistentes e apresentam muitos outros benefícios que você pode sentir no dia a dia.

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.