LIGADO À SUSTENTABILIDADE, PROGRAMA PELLET ZERO ESTÁ DISPONÍVEL NA ABIPLAST

    06/02/2023

    Manuais de implementação adequados à indústria brasileira já existem

    Uma importante iniciativa da indústria voltada à sustentabilidade, o Programa Pellet Zero – OCS® visa à diminuição das perdas de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos, por meio das ações contínuas previstas no programa, aberto e disponível em todo o Brasil.

    A implantação do PPZ em empresas de variados portes segue os critérios firmados no Fórum Setorial dos Plásticos Por Um Mar Limpo, do qual a ABIPLAST e o SINDIPLAST são signatários desde 2016, ao lado de outros sindicatos e empresas do setor. Desde então, ambas as entidades vêm participando da elaboração dos Manuais para Implementação do Programa Pellet Zero adaptado ao Brasil, que estão disponíveis para download abaixo.

    Ao adotar o programa, as indústrias que assinarem o compromisso passam a receber certificação, em escala de uma a quatro estrelas. Após atingir o máximo de pontuação, a signatária pode optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS® Blue para alcançar a quinta e última estrela.

    Vale sublinhar que a abrangência do PPZ é nacional e que a ABIPLAST foi a primeira licenciadora do programa no Brasil em 2014, autorizada pela Operation Clean Sweep® EUA.

    Permanente, o PPZ é um serviço disponibilizado pela ABIPLAST de forma atemporal e objetiva a prevenção de perda de pellets nas operações industriais. Por meio do programa, espera-se que haja menos desperdício e menor presença de matéria-prima plástica fora do ambiente de uso apropriado. O PPZ é importante na otimização das operações industriais, ponto fundamental em qualquer setor empresarial, racionalizando o uso de recursos e prevenindo vazamentos.

    O monitoramento da perda de pellets é realizado antes e depois da implementação do programa. Até agora, a ABIPLAST certificou 36 empresas dentre transformadoras, operadores logísticos e transportadoras. As empresas associadas, Bomix – fabricante de baldes industriais em Simões Filho/Bahia e Berry Global – fabricante de TNT em São José dos Pinhais/PR, já alcançaram a 5ª estrela do Programa Pellet Zero – OCS Blue®.“

    A ABIPLAST convida as empresas transformadoras e recicladoras de materiais plásticos a se alinharem ao compromisso com os pilares de sustentabilidade e avançar na produtividade por meio do PPZ.

    Manuais para Implementação do Programa Pellet Zero

    Manual do Programa Pellet Zero – OCS®
    Traz informações sobre as boas práticas no tratamento dos pellets e demais formas de resinas plásticas, considerando os ponto s de perda e processos operacionais, sugerindo medidas de prevenção e/ou remediação para a sua contenção.

    Manual de Implementação do Programa Pellet Zero – OCS® – Indústria
    Detalha o processo e os passos para a implementação do PPZ-OCS® na indústria plástica, considerando as petroquímicas, transformadoras, centros de distribuição e armazéns.

    Manual de Implementação do Programa Pellet Zero – OCS® – Transporte
    Promove entendimento semelhante para a implementação do PPZ-OCS® nas empresas de transporte, que prestam serviço para a indústria plástica.

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.