REUNIÃO DA REDE TRAZ PESQUISA COM PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE O PLÁSTICO

    09/10/2019

     

     

     

     

     

     

    A 14ª reunião da REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO, realizada nesta terça-feira (8), apresentou uma pesquisa da anfitriã Dow Chemical, feita com 36 mil pessoas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, sobre a percepção do consumidor em relação ao plástico.

    A percepção dos entrevistados é de que o maior impacto dos resíduos plásticos incide no ambiente marinho e nos animais. No entanto, dois terços do público são favoráveis aos produtos plásticos e seus benefícios para a sociedade, sendo necessário buscar soluções concretas especificamente para a questão dos resíduos.

    Para 67% dos consumidores brasileiros, o banimento de produtos plásticos não é a melhor solução. Ele resolveria parcialmente o problema ou teria pequeno impacto. Já a maior parte dos entrevistados acredita que a reciclagem seria melhor alternativa, porém o maior desafio para sua expansão, segundo 75% dos brasileiros, está na mobilização das pessoas e não nos processos.

    Como de costume, a plenária divulgou a evolução dos eixos de trabalho no último bimestre. O eixo de Design de Embalagens relatou a montagem de fluxograma da economia circular das embalagens plásticas, a criação de subgrupos e o início dos trabalhos para o desenvolvimento do Índice de Reciclagem (acompanhamento da formatação da ferramenta).

    Já em Políticas Públicas, o grupo encontrou um modelo de projeto de educação com mensuração de resultados, o qual poderá ser investido no futuro, e segue com o acompanhamento de projetos de lei que beneficiem o aumento do volume de sucata disponível para reciclagem, um dos principais objetivos da REDE. No caso de Logística e Infraestrutura, o eixo definiu um modelo único para apoio a projetos existentes e obteve o primeiro orçamento para pesquisa que visa entender os modelos de recuperação de resíduos existentes no Brasil.

    Na área de Comunicação, a apresentação institucional em inglês foi finalizada e o Q&A foi consolidado com os retornos e agora segue para aprovação final. Em Governança, o Conselho estruturou um grupo de trabalho para atuação em conjunto com representantes das petroquímicas que estão na Alliance to End Plastic Waste (AEPW) e definiu a contribuição anual para 2020, sendo as cooperativas isentas.

    Ainda na reunião, o diretor global de sustentabilidade da Dow, Jeff Wooster, fez uma palestra sobre a AEPW e como a REDE pode explorar essa parceria – seja por meio da submissão de projetos para patrocínio, da cocriação de projetos ou da participação no time regional de coordenação. O executivo explicou ainda o funcionamento da Aliança e seus formatos de patrocínio, além de dar dicas para melhor submeter os projetos.

    A próxima plenária está marcada para 10 de dezembro, na sede da Natura em São Paulo.

    Próximos Eventos

    Bioplastics Brazil 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.