APÓS PAUSA, PROJETO ISOPOR AMIGO É RETOMADO

    25/11/2020

    Iniciativa ficou paralisada por causa da pandemia

    Idealizado por um grupo de fabricantes de descartáveis, com a ABIPLAST na gestão de projeto e a operacionalização da ODNUM Design & Engenharia (consultoria especializada em projetos inovadores para a sustentabilidade), o Projeto Isopor® Amigo foi retomado em outubro, após pausa por causa da pandemia.

    O projeto, que também envolve petroquímica, Sindicato Estadual e recicladores, tem o objetivo de promover a logística reversa, promovendo ações modificadoras de comportamento de massa.

    O piloto acontece no parque em parceria com o Perini City Lab, o primeiro one-stop shop do Brasil de soluções para cidades inteligentes, um projeto do Ágora Tech Park, parque tecnológico instalado no Perini Business Park – maior parque empresarial multissetorial da América Latina. O Perini City Lab funciona como campo de testes para tecnologias e iniciativas voltadas às cidades inteligentes e conta com infraestrutura de 2,8 milhões de m², 15 quilômetros de ruas internas pavimentadas e circulação diária de mais de 8 mil pessoas.

    Em um primeiro momento, o foco são embalagens alimentícias produzidas em Poliestireno Expandido (EPS e XPS), especialmente bandejas, boxes e marmitas. A iniciativa estimula a separação e a limpeza das embalagens, para que sejam levadas até pontos de entrega voluntária e, posteriormente, destinadas à reciclagem. Preservar a natureza e incentivar a economia circular estão na essência do Projeto.

    Atualmente, são 13 empresas participantes, algumas com mais de um local de coleta. No total, são 15 coletores alocados. O Isopor® Amigo já impactou 800 pessoas diretamente e mais de 10 mil indiretamente. Entre os apoiadores do projeto estão Azeplast, Copobras, Cristalcopo, Grupo Isorecort, Isoterm, Knauf, Santa Luzia, Termotécnica, Unigel e Simpesc (Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina).

    “Ações como o Projeto Isopor® Amigo são fundamentais porque incentivam o engajamento de todos a respeito da destinação correta dos resíduos, além de fomentar a economia circular”, afirma José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

    “O projeto Isopor® Amigo vem a compor o ecossistema de sustentabilidade do Perini City Lab e se une aos projetos de coleta de lixo seletivo e de lixo eletrônico que já acontecem no parque, reforçando toda a nossa preocupação, responsabilidade e comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, reforça Jean Vogel, diretor executivo do Ágora Tech Park.

    A ABIPLAST reforça sua missão em buscar soluções efetivas em economia circular, tanto para o descarte inadequado e o aumento da taxa de recuperação de plásticos, quanto as que envolvem a mobilização das empresas do setor e dos atores envolvidos no debate.

    Para maiores informações: [email protected]

    Próximos Eventos

    BIOPLASTICS BRAZIL 2024

    24/04/2024 - São Paulo - SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.