MORUNGABA PERTO DE SE TORNAR UMA CIDADE “LIXO ZERO”

    11/12/2018

    Promovendo a economia circular, ação Coleta Premiada mobilizou a população e direcionou 16 mil embalagens de plástico para o correto descarte

    A gestão dos resíduos de uma cidade pode envolver diversos elos da cadeia, como: população, prefeitura, cooperativas, recicladores, transformadores e varejo. Em novembro, a campanha Coleta Premiada mostrou que é possível realizar tal mobilização. Em apenas cinco dias, 16.748 embalagens plásticas de PEAD (polietileno de alta densidade) foram recolhidas e corretamente descartadas pela população de Morungaba. Número superior ao da população local: 13.458 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2018.

    Iniciativa da empresa transformadora de plásticos Greco & Guerreiro, a Coleta Premiada contou com a parceria da consultoria TriCiclos e com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). A população foi incentivada a levar as embalagens de produtos de limpeza e de higiene para supermercados parceiros em troca de cupons que davam direito a participar de um sorteio. Cinco pessoas foram premiadas com voucher de R$ 300 em compras.

    Qualquer pessoa que tenha colaborado com a Coleta Premiada também pode retirar um amaciante concentrado, de 500 ml, cuja embalagem é feita 100% com o plástico recolhido na campanha e posteriormente reciclado. A distribuição está sendo feita na sede da empresa em Morungaba (Rua Albano Donizete Miano, 91 – São Benedito), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, até acabarem os estoques.

    A campanha também é a primeira ação do projeto Embalo Sustentável, que visa promover a economia circular dos plásticos. “A Coleta Premiada é o começo de uma plataforma que formaliza o que fazemos há quase 30 anos em prol da sustentabilidade. Nessa última semana, a Greco assinou o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, junto à ONU Meio Ambiente e à Fundação Ellen MacArthur. Nos juntamos a um grupo de mais de 250 empresas no mundo que se comprometem com metas cada vez mais ambiciosas para a reciclagem de resíduos pós-consumo e para a retirada do plástico do meio ambiente”, explicou o Head de Sustentabilidade e Comunicação da Greco & Guerreiro, Marcelo Guerreiro Mason.

    Hoje, a Greco fabrica quase 50% dos seus produtos com plástico reciclado pós-consumo. A utilização do material permite a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e de plástico nos aterros sanitários, economia de energia elétrica e água na produção dos produtos, além da inclusão social de catadores e geração de empregos.

    CIDADE LIMPA

    Parte de uma recém-criada comissão municipal ligada ao meio ambiente, a empresa transformadora enxerga, na campanha Coleta Premiada, a “ponta de lança” para a Prefeitura de Morungaba melhorar a coleta seletiva da região. O objetivo é tornar a cidade “lixo zero”, ou seja, um local que aproveita ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos, realizando o correto descarte dos materiais e até mesmo extinguindo o encaminhamento para aterros sanitários ou incineração.

    “O legado da campanha é, para 2019, o início desse projeto da Prefeitura, visando que Morungaba se torne uma ‘Cidade Limpa’. Esse processo envolve readequação da logística de coleta, instalação de pontos limpos para coleta de embalagens no município e investimento em educação ambiental dentro das escolas. A Greco & Guerreiro e a TriCiclos estão oferecendo seu know-how e apoio técnico para fazer isso acontecer. É um trabalho de longo prazo que precisamos começar o quanto antes. Só existe economia circular quando todo mundo trabalha junto”, ressaltou Guerreiro.

    Sobre a Greco & Guerreiro

    Fundada em 1990, a empresa produz embalagens em PEAD (polietileno de alta densidade) e PET (politereftalato de etileno) voltadas para os segmentos de higiene e limpeza, farmacêutico, hospitalar, alimentício e automotivo. Com mais de 800 colaboradores, a Greco & Guerreiro tem no seu DNA a preocupação constante com as questões ambientais e a importância de deixar um legado para as futuras gerações. Seu sistema de Gestão Ambiental permite potencializar a redução dos impactos causados ao meio ambiente. Além disso, aproximadamente 50% de sua produção provém da origem de material reciclado pós-consumo.

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformadores e reciclagem de plástico desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 12.186 empresas que empregam cerca de 327 mil pessoas.

     

    GBR COMUNICAÇÃO

    Bruno Dantas – (11) 3047-2404 / (61) 9 8560-3094

    bruno.dantas@gbr.com.br

    Próximos Eventos

    WASTE EXPO BRASIL

    12/11/2019 - São Paulo / SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.