REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO

    QUEM SOMOS

    Criada em abril de 2018, a REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO reúne todos os elos da cadeia produtiva estendida do plástico em torno da discussão e desenvolvimento da economia circular no processo produtivo do setor. Estão envolvidos nesse desafio petroquímicas, transformadores de plástico, empresas de varejo, cooperativas, gestores de resíduos, recicladores e indústrias de bens de consumo.

    PROPÓSITO

    Atuando de forma integrada e sob os valores de cooperação, interdependência e corresponsabilidade, a REDE tem por objetivo valorizar o plástico, melhorando a imagem do material e seus produtos perante a sociedade; reduzir o potencial impacto da atividade industrial no meio ambiente, preservando terra, água, ar e seres vivos; e dar voz à indústria, reafirmando a importância desse segmento para o País.

    ESTRUTURA

    A REDE surgiu a partir de uma mobilização do setor articulada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). Após a instituição do projeto, este passou a ser gerido pela consultoria TriCiclos e a contar com um Conselho para deliberação dos principais assuntos. 

     

     

     

     

     ESTRATÉGIA

    Trabalhar por meio da formação de eixos representando os temas relevantes que atendam nosso propósito.

    Design de Embalagens 

    Objetivo: Sugerir padrões e soluções para as principais características que tornam uma embalagem adequada – ser reciclável, reutilizável, biodegradável ou compostável. 

    Políticas Públicas e Inc.

    Objetivo: Elencar e potencializar os incentivos fiscais para viabilizar a reciclagem, bem como entender os modelos de coleta incentivada.

    Comunicação

    Objetivo: Alinhar e fomentar a comunicação entre os membros participantes e da REDE com a sociedade.

    Logística e infraestrutura

    Objetivo: Elencar modelos de logística que viabilizem a reciclagem e reutilização dos plásticos em todo o Brasil, entendendo as especificidades de cada operação.

    Governança

    Objetivo: Estabelecer a governança da REDE e definir questões de compliance, estruturação jurídica e captação de recursos.

    Próximos Eventos

    WASTE EXPO BRASIL

    12/11/2019 - São Paulo / SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.