Notícias

São Paulo realizará a 16ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas

Áreas Verdes de São Paulo: ameaças e conquistas. Proteja antes que acabem!
Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017, 10:25:26
Tamanho da Fonte
Diminuir Fonte
Aumentar Fonte

Há 16 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem como objetivo intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, além de propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e presidente da Conferência.

A programação da Conferência, que este ano tem como tema: Áreas Verdes de São Paulo: ameaças e conquistas, será aberta por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna será ministrada pelo vereador e ex secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini. Na mesa de debates, que será moderada pelo jornalista Andre Palhano (Virada Sustentável), teremos profissionais da área acadêmica, governamental e sociedade civil.

Estamos vivenciando uma situação dramática em que a escassa parcela do território com vegetação nativa remanescente na periferia sofre enorme pressão da expansão da mancha urbana, tanto por condomínios fechados de luxo, como por favelização. Isso com concomitante esvaziamento do Centro, onde está a melhor infraestrutura da cidade. O sistema viário e grandes obras como o Rodoanel Norte e a poluição cobram seu quinhão nesta devastação. Movimentos se articulam para promover invasões e grilagem urbana mesmo em parques projetados e existentes e áreas de proteção de mananciais. Por outro lado, as consequências de tais mazelas na gestão ambiental pública e ação privada se agravam. Mais solo impermeabilizado, mais alagamentos, "ilhas de calor" e menor umidade no ar. Mais loteamentos clandestinos e em áreas de risco, mais erosão e assoreamento dos corpos d' água e enchentes. Menos vegetação e menos abrigo para avifauna e perda da biodiversidade e serviços ambientais. Além disso, os parques proporcionam o lazer e a prática esportiva para a população, além de serviços ambientais importantes (nascentes, fauna, qualidade do ar, umidade, diminuição da poluição, etc).

A proposta é refletirmos juntos sobre como superar retrocessos e avançar novamente na trilha de tornar São Paulo uma cidade muito mais humana e sustentável.

"A Conferência P + L é um fórum de discussão municipal sobre ocupação do espaço urbano relacionado com o meio ambiente e sustentabilidade. As áreas verdes de São Paulo estão sendo ocupadas e degradadas e precisamos encontrar soluções imediatas para proteger o verde, que é um dos responsáveis pela saúde e qualidade de vida das pessoas e dos outros seres vivos." comenta Gilberto Natalini, proponente do evento.

Cenário de iniciativas sustentáveis
Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos, com boas iniciativas e tecnologias promissoras em favor da preservação das áreas verdes.

Mais informações
Luciana Feldman
Assessora de Comunicação Vereador Gilberto Natalini
lucianafeldman@gmail.com
3396-4962/ www.natalini.com
Sandra Pegorelli
Ânggulo Comunicação Estratégica
5031-2707- sandra@anggulo.com.br

Serviço
16ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
4 de dezembro de 2017 l 8h30 às 14h00
Câmara Municipal de São Paulo
Vd. Jacareí, 100- Salão Nobre- 8º andar - próxima a estação Anhangabaú do Metrô
Inscrições gratuitas - www.natalini.com.br

 

Voltar