PROJETO VAI POSSIBILITAR DESCARTE CORRETO, COLETA E RECICLAGEM DE BALDES PLÁSTICOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

    20/06/2022

    Ação, batizada de “Descarta Aí”, é fruto de parceria entre ABIPLAST e COFABI e terá pontos de coleta em redes varejistas da construção civil, em etapa piloto, nas cidades de SP, Fortaleza e Curitiba

    Fomentar a reciclagem dos baldes plásticos no pós-consumo da construção civil, e, com isso, exercer a responsabilidade pelo ciclo de vida do material, combater o descarte incorreto dos resíduos e oferecer uma solução para o consumidor: essas são as propostas do projeto Descarta Aí, uma ação da ABIPLAST e da COFABI (Câmara Setorial dos Fabricantes de Baldes Industriais, pertencente a ABIPLAST) que busca incentivar a reciclagem dos baldes Plásticos e fornecer soluções mais sustentáveis ao meio ambiente e ao cidadão. O projeto integra o Plano de Logística Reversa de Baldes Plásticos e suas tampas Pós-Consumo da Construção Civil, sob responsabilidade da COFABI.

    A iniciativa permitirá que consumidores e profissionais autônomos da construção civil tenham uma opção ambientalmente adequada e de fácil acesso para o descarte dos baldes plásticos e suas tampas gerados após o consumo de produtos da construção civil, que serão destinados para a reciclagem e transformação em novos produtos.

    Em uma etapa piloto, o Descarta Aí irá disponibilizar 18 pontos de entrega no país – dez na cidade de São Paulo, quatro em Fortaleza e quatro em Curitiba, que devem operar em breve. Nessas localidades, serão disponibilizados pontos de entrega, no comércio varejista, em lojas de materiais de construção parceiras. No dia 7 de junho, a ABIPLAST firmou um termo de parceria com a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) para impulsionar a ação. No próximo dia 21, por exemplo, haverá uma palestra sobre o projeto na Abrafati Show.

    “O Descarta Aí é um jeito ambientalmente correto de prover uma solução para os consumidores e profissionais autônomos do setor da construção civil, com o descarte adequado dos baldes plásticos e suas e tampas — além de reduzir o volume desses materiais que poderiam parar em aterros, é uma ação que também contribui para a circularidade do plástico com técnicas de reciclagem e recuperação energética”, explica o diretor-superintendente da ABIPLAST, Paulo Teixeira.

    Os pontos de entrega poderão receber os baldes entregues pelos consumidores, mediante verificação do atendimento ou não quanto ao escopo de baldes passíveis de recebimento, e manterão uma estrutura adequada para acondicionamento e armazenamento temporário tecnicamente adequado dos materiais. Uma vez coletados, os baldes serão transportados por
    operadores logísticos devidamente habilitados, que farão a classificação e a triagem do resíduo. Nessa etapa, entram empresas contratadas e especializadas em coleta, triagem, armazenamento e transporte de resíduos sólidos – as quais deverão estar autorizadas pelos respectivos órgãos para execução dessas atividades.

    Ao final do processo, os materiais receberão a destinação ambientalmente adequada em empresas previamente habilitadas, sob total responsabilidade das entidades envolvidas, seguindo as possibilidades de reciclagem e recuperação energética.

    Vale destacar que o polipropileno é 100% reciclável e de fácil reprocessabilidade – e como se trata de um polímero termoplástico, pode ser moldado quando submetido a temperaturas elevadas, e, com isso, ser transformado em novos produtos e utilizado por indústrias de diversos segmentos de mercado.

    “Esse é um processo que possibilita o retorno do resíduo plástico ao ciclo produtivo e, com isso, gera economia de recursos naturais”, observa o diretor-superintendente da ABIPLAST. Ele conclui: “O Descarta Aí possui um papel proativo para conscientizar a sociedade e profissionais da construção civil das possibilidades de reciclagem dos baldes da construção e da importância em dar uma solução ambientalmente adequada. Isso só trará ganhos à indústria, ao meio ambiente e à sociedade, como um todo.”

    Sobre a ABIPLAST

    A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a nova realidade que se delineia, avançando gradualmente em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente 12,1 mil empresas que empregam um total de 322,9 mil pessoas

    Assessoria de imprensa – GBR Comunicação
    Janaina Garcia – janaina.garcia@gbr.com.br/ (11) 98650-8077
    Eduardo Pedro Silva – eduardo.silva@gbr.com.br/ (11) 94350-9841
    Guilherme Brendler – guilherme.brendler@gbr.com.br / (11) 3047-2426

    Próximos Eventos

    39º ENCONTRO NACIONAL DO PLÁSTICO

    02/12/2022 - Villaggio JK

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.