PRESIDENTE DA ABIPLAST DESTACA AVANÇOS EM REUNIÃO DA REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO

    13/08/2019

    A 13ª plenária da REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO, realizada na terça-feira (13) no Espaço Fit Eventos do Carrefour, contou com a participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). “O grande sucesso da nossa rede é a forma compartilhada como a gente trabalha, onde as decisões são divididas e todos têm oportunidade de colaborar”, exaltou José Ricardo Roriz Coelho na abertura do encontro. Ele ressaltou que a REDE e as discussões em torno da economia circular têm avançado bastante, com o envolvimento de petroquímicas e agentes públicos na questão, como constatou em reuniões recentes.

    Com nova dinâmica, a reunião foi dividida em três partes: atualização dos eixos, apresentação de case inovador e debate de desafio escolhido pelo público presente.

    O Eixo de Governança relatou o desenho de uma nova configuração da REDE como encaminhamento, com regras de governança e compliance. No caso da Comunicação, os avanços foram a entrega da apresentação institucional, que será traduzida para o inglês, e os próximos passos serão a entrega de um hotsite e encaminhamento do Q&A para os porta-vozes.

    O Eixo de Design de Embalagens rememorou as etapas executadas até hoje para a construção do primeiro produto da Rede: uma Ferramenta de Avaliação de Reciclabilidade que possa ser usado de maneira livre e grátis. A formatação da ferramenta continua e o projeto técnico vem sendo desenhado. Atualmente, o trabalho do Eixo de Logística e Infraestrutura está focado no apoio a projetos existentes com treinamento, direcionamento de compra e apoio técnico para melhorar a performance das cooperativas. Discussões para a implantação de um projeto piloto estão em andamento. Por fim, em Políticas Públicas, destacou-se o pleito de desoneração da cadeia de reciclagem que resultou no projeto de lei n° 3952/2019, do senador Luís Carlos Heinze. Uma próxima iniciativa será a criação de um projeto de educação para implementação no próximo ano letivo.

    Como anfitrião da plenária, o Carrefour apresentou como case de inovação o movimento global Act for Food, que visa democratizar a alimentação saudável. Em seguida, o desafio debatido pelo grupo foi qual é o papel de cada elo para viabilizar o uso de PCR (resina pós-consumo) nos produtos de marca própria e das demais marcas.

    O próximo encontro da REDE está agendado para o dia 08 de outubro.

    Próximos Eventos

    WASTE EXPO BRASIL

    12/11/2019 - São Paulo / SP

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.