PlastCoLab bate recorde de público em Salvador

    26/02/2019

    PlastCoLab conquista soteropolitanos e bate recorde de público

    O PlastCoLab estreou no Nordeste com força total. A instalação que evidencia a importância do plástico como material nobre para projetos de inovação bateu recorde de público na sua primeira edição em Salvador. Mais de 9 mil pessoas passaram pelo local entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro e puderam ver de perto aplicações que unem criatividade e tecnologia para mostrar à população a importância do plástico.

    Foram 11 dias consecutivos da ação interativa no Shopping da Bahia, um dos mais populares de Salvador, promovendo a imagem do plástico associada ao movimento maker. Durante este período, os visitantes tiveram acesso a atrações que fizeram sucesso em outras edições, como o robô Beo e a Mesa Interativa.

    Confeccionado inteiramente em plástico, o robô Beo dança e interage com as pessoas, e em Salvador respondeu perguntas e executou ações solicitadas pelo público. Já a Mesa Interativa atraiu todos que queriam colocar a mão na massa, ou melhor, no plástico. Canetas de impressão 3D circulavam de mãos em mãos, pois todos queriam fazer suas criações e se sentirem makers. Na mesma superfície também era possível encontrar personagens do jogo Eckoblocks feitos por meio de impressão 3D. O jogo, disponível para plataformas mobile, tem como objetivo engajar crianças sobre a importância da reciclagem.

    O professor e engenheiro ambiental Antônio Aloiso aproveitou que estava com um grupo de alunos no shopping para apresentar aos estudantes as inúmeras aplicações apresentadas na iniciativa. “O plástico tem milhares de funcionalidades, como pudemos ver no PlastCoLab. O que falta é informação e consciência das pessoas, que é o que vocês nos proporcionaram nessa ação. Tenho certeza que meus alunos aproveitaram muito e agora tem uma outra imagem sobre o material”.

    “Foi uma grande oportunidade de explorar a criatividade local de um Estado tão importante como a Bahia. Pudemos apresentar para a população, de forma interativa e moderna, a alta tecnologia e contemporaneidade dos produtos que utilizam o plástico como matéria-prima”, diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

    Para o diretor executivo da Braskem, Fabio Santos, realizar o PlastCoLab em Salvador evidencia a relevância da região para a indústria. “Foi muito gratificante poder levar a 3ª edição dessa iniciativa para a Bahia, estado onde a indústria do plástico é tão importante. Nosso propósito foi reforçar nesta comunidade a cultura maker, mostrando como o plástico é fundamental como tendência para o desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e acessíveis”.

    Próximos Eventos

    37º Encontro Nacional do Plástico | Edição Online

    27/11/2020 - Online

    Saiba Mais

    © 2018 - ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Todos os direitos reservados.